Mundovino - 164

André Lurton: um dos grandes nomes da vitivinicultura de Bordeaux

André Lurton, uma das maiores personalidades de Bordeaux, faleceu


André Lurton foi o grande responsável da criação da denominação de origem Pessca-Léognan

Em meados de maio, aos 94 anos, morreu André Lurton, um dos grandes nomes de Bordeaux. Entre suas realizações, Lurton desempenhou papel central na criação da denominação de origem de Pessac-Léognan, que surgiu em 1987, após vários anos de lobbies e disputas burocráticas.

Nascido em 1924, Lurton expandiu significativamente os negócios da família depois de herdar o Château Bonnet, em 1953, em Grezillac. Antes, porém, participou da II Guerra Mundial, na qual atuou na Resistência Francesa e depois se juntou ao exército francês para ajudar nos combates na Alsácia. Anos mais tarde, tornou-se colecionador de veículos de guerra.

Leia também:

Bordeaux: o terroir da excelência

Barolo perde importantes ícones

John Shafer, da Shafer Vineyards, faleceu

Ele se juntou a seu pai, François Lurton, na vinícola, depois da guerra, aos 21 anos. Depois de herdar Bonnet, com o sucesso, Lurton expandiu para o que era então Graves, comprando o Château La Louvière em 1965. Dois anos depois, começou a arrendar vinhas no Château Couhins e posteriormente comprou os vinhedos para criar o Château Couhins-Lurton em 1970. A Vignobles André Lurton hoje tem 600 hectares de videiras em grande parte do sul de Bordeaux.

Em sua trajetória, Lurton foi prefeito de Grézillac, diretor do CIVB (Conseil Interprofessionnel du Vin de Bordeaux) por 20 anos – de 1966 a 1986 – e presidente do sindicato de produtores de vinho de Pessac e Léognan, de 1980 a 1987, quando se tornou a AOC Pessac-Léognan. Vários dos sete filhos de Lurton, principalmente Christine, François e Jacques, construíram suas próprias carreiras de sucesso no setor de vinhos.

Veja também:

+ Acompanhe as notícias de Bordeuax

+ Vinhos de Bordeaux avaliados pela ADEGA

Para mais notícias sobre vinhos assine a Revista ADEGA

Da redação

Publicado em 1 de Agosto de 2019 às 10:00


Notícias Bordeuax André Lurton Pessac-Léognan