Inovação

Arte e biodiversidade em Ambonnay

Champagne Perrier-Jouët inaugura instalação artística que promove coexistência entre agricultura e natureza em suas vinhas regenerativas

Cohabitare foi desenvolvido ao longo de dois anos em colaboração com o estúdio de design Formafantasma
Cohabitare foi desenvolvido ao longo de dois anos em colaboração com o estúdio de design Formafantasma

por Redação

A Maison Perrier-Jouët apresentou o Cohabitare, projeto desenvolvido ao longo de dois anos em colaboração com o estúdio de design Formafantasma. A iniciativa, que integra arte, vinho e meio ambiente, materializa a visão ambiental da casa através de uma abordagem holística inspirada em seu programa experimental de viticultura regenerativa.

O elemento central do projeto é o Îlot de Biodiversité (Ilha de Biodiversidade), uma instalação que ocupa 285 metros quadrados da parcela Les Agusons em Ambonnay. A estrutura é composta por 74 postes feitos de módulos de terracota com acabamento em óxido de ferro, cujas cores vibrantes foram escolhidas com base em pesquisas que indicam sua eficácia na atração de diversas espécies animais, incluindo insetos, pássaros e morcegos. Os módulos também possuem aberturas que servem de abrigo para pequenos animais e são complementados por plantações de espécies vegetais nativas.

Clique aqui e assista aos vídeos da Revista ADEGA no YouTube

"Inspirada por sua herança, a Maison Perrier-Jouët nos incentiva a refletir sobre a complexidade do mundo vivo e redescobrir a importância da interconexão ambiental entre as espécies para melhor habitar nosso mundo", explica Caroline Bianco, diretora de cultura e criação da casa. A instalação está cercada por parcelas manejadas de forma regenerativa, prática iniciada em 2021 que já abrange 28 hectares, equivalentes a 40% dos vinhedos da Perrier-Jouët. A meta é converter 100% da área para viticultura regenerativa até 2030.

LEIA TAMBÉM: Beber vinho antes de dormir ajuda na perda de peso

Para avaliar a eficácia do projeto no enriquecimento do ecossistema local, a Perrier-Jouët estabeleceu uma parceria com o Museu de História Natural de Paris, que desenvolverá indicadores de biodiversidade tanto para o Cohabitare quanto para os vinhedos regenerativos.

palavras chave

Notícias relacionadas