A guerra ainda não está ganha, mas Brad Pitt venceu mais uma batalha contra a ex-esposa Angelina Jolie sobre a posse do Château Miraval
por Silvia Mascella
Quando a vida imita a arte, nem sempre é por um bom motivo. Para quem assistiu o filme Sr. & Sra. Smith (de 2005), a comparação é bem válida. Nas telas o então casal na vida real Brad Pitt e Angelina Jolie interpretavam uma dupla de assassinos de aluguel que (embora casados) recebiam a missão de acabar com a vida um do outro. Fora da ficção, o objeto de disputa da dupla (já divorciada) é uma vinícola na França, o Château Miraval.
A ação corre na justiça dos EUA e também de Luxemburgo e, na semana passada, a justiça da Europa deu um parecer favorável ao pedido de Brad Pitt de que ele volte a ser proprietário de 60% do Château Miraval, com valor estimado em 50 milhões de euros.
LEIA TAMBÉM: Brad Pitt lança Champagne Fleur de Miraval
O caso é o seguinte: em 2008, antes de se casarem, Brad e Angelina compraram a propriedade na Provence com 60% pertencente à ele e 40% à ela. Em 2014 eles se casaram numa cerimônia na própria vinícola e Brad, no romantismo das núpcias, deu mais 10% da propriedade para Angelina pelo valor de um euro, assim o casal teria cada um 50/50.
Mas a lua-de-mel durou apenas até 2016 quando eles decidiram se separar e Angelina vendeu seus 50% para o empresário russo Yuri Shefler, proprietário da vodca Stolichnaya. Desde então Brad vem lutando para provar que o gesto de dar os 10% por um euro foi simbólico e que ele deveria ter o direito de manter o controle sobre a empresa. A justiça de Luxemburgo acatou esse pedido dizendo que os 10% devem voltar para Brad Pitt até que uma decisão final seja tomada.
LEIA TAMBÉM: La Tour d'Argent perde quase 8 milhões em vinhos raros
O Château Miraval produz vinhos há séculos e , apesar de estar localizado na Provence, foi propriedade de nobres italianos por cinco gerações, até ser vendido em 1972 para um músico de jazz francês, Jacques Loussier, que manteve a produção de vinhos mas converteu uma ala da propriedade em um estúdio de gravação que atraiu muito artistas, como Sting e Pink Floyd.
No começo dos anos de 1990 a vinícola passou para as mãos de um engenheiro americano, Tom Bove, que colocou a propriedade à venda precisamente quando o Brad Pitt e Angelina Jolie procuravam um Château para comprar. O casal pagou 25 milhões de euros por Miraval, em 8 de maior de 2008. Tom Bove ficou para administrar o local e o casal contratou o enólogo Marc Perrin para fazer os novos vinhos. ADEGA degustou os dois vinhos de Miraval. Veja abaixo: