Por aqui

Brasil lança nova rota de vinhos orgânicos

Dez empreendimentos integram roteiro turístico de Garibaldi, no Rio Grande do Sul

por Redação

Dono de um extenso território permeado por climas e culturas diversificadas, o Brasil tem aberta a possibilidade de produzir inúmeros rótulos de vinhos por meio de diferentes métodos. Seguindo o crescente conceito da sustentabilidade, o país lançou nesta quinta-feira um novo roteiro turístico orgânico formado por dez empreendimentos ligados à produção agroecológica e artesanal. Batizada de Via Orgânica, a rota localiza-se na região de Garibaldi, no Rio Grande do Sul.

Entre os atrativos da novidade está a bela paisagem da serra gaúcha, na qual o visitante poderá observar as antigas formas de cultivo aprimoradas pelas novas tecnologias e ter o contato direto com a simplicidade daqueles que produzem o vinho e os alimentos cultivados no local. Além do turismo rural propriamente dito, o roteiro também inclui restaurantes, hospedagens, comércios e indústrias – todos ligados à temática da sustentabilidade ambiental, social e cultural.

O projeto da Via Orgânica teve início há dois anos, como uma parceria entre os negócios locais, o SEBRAE e a Prefeitura de Garibaldi. Acerca da ideia, a secretária de Turismo e Cultura, Ivane Fávero, comentou: “Surgiu quando percebemos que havia um interesse crescente dos turistas que nos visitavam pelo o que é autêntico, natural e orgânico. Por consequência, identificamos um potencial fantástico no segmento da produção agroecológica e pensamos em como explorá-lo”.

“Todos os empreendimentos que participam da rota possuem produtos e propriedades certificadas. Para os visitantes, então, é uma oportunidade de conhecer, comprar, comer e se hospedar ao mesmo tempo em que contribui para um mundo cada vez mais sustentável. Para os negócios locais, por sua vez, a rota surge como uma nova e importante alternativa econômica”, complementou.

LEIA MAIS
Vinhos finos registram única alta do setor vitivinícola brasileiro
Rota dos Espumantes terá horário diferenciado no final do ano

palavras chave

Notícias relacionadas