Dez empreendimentos integram roteiro turístico de Garibaldi, no Rio Grande do Sul
por Redação
Dono de um extenso território permeado por climas e culturas diversificadas, o Brasil tem aberta a possibilidade de produzir inúmeros rótulos de vinhos por meio de diferentes métodos. Seguindo o crescente conceito da sustentabilidade, o país lançou nesta quinta-feira um novo roteiro turístico orgânico formado por dez empreendimentos ligados à produção agroecológica e artesanal. Batizada de Via Orgânica, a rota localiza-se na região de Garibaldi, no Rio Grande do Sul.
Entre os atrativos da novidade está a bela paisagem da serra gaúcha, na qual o visitante poderá observar as antigas formas de cultivo aprimoradas pelas novas tecnologias e ter o contato direto com a simplicidade daqueles que produzem o vinho e os alimentos cultivados no local. Além do turismo rural propriamente dito, o roteiro também inclui restaurantes, hospedagens, comércios e indústrias – todos ligados à temática da sustentabilidade ambiental, social e cultural.
O projeto da Via Orgânica teve início há dois anos, como uma parceria entre os negócios locais, o SEBRAE e a Prefeitura de Garibaldi. Acerca da ideia, a secretária de Turismo e Cultura, Ivane Fávero, comentou: “Surgiu quando percebemos que havia um interesse crescente dos turistas que nos visitavam pelo o que é autêntico, natural e orgânico. Por consequência, identificamos um potencial fantástico no segmento da produção agroecológica e pensamos em como explorá-lo”.
“Todos os empreendimentos que participam da rota possuem produtos e propriedades certificadas. Para os visitantes, então, é uma oportunidade de conhecer, comprar, comer e se hospedar ao mesmo tempo em que contribui para um mundo cada vez mais sustentável. Para os negócios locais, por sua vez, a rota surge como uma nova e importante alternativa econômica”, complementou.
LEIA MAIS
Vinhos finos registram única alta do setor vitivinícola brasileiro
Rota dos Espumantes terá horário diferenciado no final do ano