Vinho - 14.Jan - Meio Ambiente

California cria certificado de sustentabilidade para seus vinicultores

por Redação

Os consumidores que se importam com a "consciência verde" das vinícolas terão agora uma ajuda a mais: o novo programa estadual da Califórnia, batizado de "Certificado de Vinícola Sustentável da Califórnia" (Certified California Sustainable Winegrowing - CCSW), introduzido nesta quarta-feira, 13 de janeiro.

O programa irá ajudar a definir os conceitos de sustentabilidade, dando aos produtos certificado de produto orgânico e biodinâmico. Alguns peritos irão visitar as vinícolas participantes para verificar se as práticas de não agressão ao meio ambiente estão sendo seguidas.

Este programa de certificação foi assimilado de maneira voluntária por todas as vinícolas participantes, a fim de demonstrar seu comprometimento com as práticas sustentáveis. Segundo Bobby Koch, diretor-executivo do Wine Institute, o certificado dará "credibilidade às vinícolas ao compartilhar seu progresso com o consumidor", incentivando assim tais práticas.

Nos últimos três anos, duas entidades sem fins lucrativos trabalharam como consultoras, a fim de desenvolver um projeto flexível que tratasse das questões de sustentabilidade que envolvessem empresas de pequeno, médio e grande porte nas diversas regiões do estado.

Após o programa piloto ser testado, 17 vinícolas ganharam certificação para que iniciassem ou prosseguissem com suas operações. "Nós não precisamos de mais regulamentos, já temos o federal, o estadual e o municipal, mas o consumidor se sente mais seguro sabendo que há um controle sério nesse assunto", afirmou o proprietário de uma das empresas participantes.

Confira as últimas notícias sobre o mundo dos vinhos...

+ O Melhor Vinho do dia: Pouco rendimento é ruim?

+ Alguns vinhos argentinos são proibidos na Alemanha

+O Melhor Vinho do dia: Terremoto no Haiti

+ Donos do Daily Telegraphinvestem em vinhos

+ Rosé ganha prestigio no mundo do vinho

palavras chave

Notícias relacionadas