Mundo Vino

Champagne com rabanete? Produtores franceses garantem que a combinação é perfeita


 

 

Com que você costuma desfrutar seu Champagne? Queijos? Ostras? Camarões? Que tal rabanetes? O sindicato dos produtores de Champagne (SGV) relançou recentemente uma campanha publicitária doméstica com um pôster mostrando uma taça de Champagne ao lado de uma
sacola de rabanetes acima do slogan “Champagne: reservado para todas as ocasiões”.

Houve uma preocupaçãoem todo o setor com a queda na demanda em 2020, e a SGV se juntou a outros sindicatos de produtores de vinho da Borgonha, Alsacia e Loire para exigir mais apoio do governo francês, principalmente para marketing e promoção. Segundo Didier Depond, presidente das casas Delamotte e Salon, a ideia da harmonização foi do professor Jacques Puisais.

 

LEIA MAIS

» O lacre de cera na rolha faz diferença na vedação da garrafa e na conservação dos vinhos?

» Acompanhe a ADEGA em jantar harmonizado surpreendente de carnes e vinhos



Puisais falou sobre isso na Vinexpo em Bordeaux cerca de duas décadas atrés. “Eu pensei,
ele está brincando ou não? Comecei a experimentar e a combinação é simplesmente incrível”, disse Depond, que também gosta de caviar, mas agora cultiva rabanetes em seu jardim e come rabanete com Champagne “toda semana”.

 

 

Puisais, hoje com 90 anos, é um respeitado enólogo e químico que fundou o Taste Institute (Institut du Gout) na França, na década de 1970, e escreveu um guia abrangente para combinar comida com os muitos vinhos da Françaa. Ele explicou que uma das razões para combinar Champagne e
rabanete é o carater picante de ambos – o dióxido de carbono na bebida traz um caráter efervescente ao vinho, além de outros aromas complexos.

 

» Receba as notícias da ADEGA diretamente no Telegram clicando aqui  

 

Da redação

Publicado em 18 de Agosto de 2020 às 18:00


Notícias