MundoVino

Champagne pode ser consumido fora da Terra

Mumm lança garrafa que desafia a gravidade

por Redação

Os astronautas podem celebrar com Champagne em gravidade zero? Se não podiam, a partir de agora poderão. Há três anos, a casa de Champagne Mumm tem trabalhado com a Spade, agência de design de viagens espaciais, para criar um Champagne capaz de ser apreciado em condições de gravidade zero.

O novo Champagne, Mumm Grand Cordon Stellar, foi lançado em setembro deste ano. “É um feito inovador de tecnologia que possibilita que astronautas e outros viajantes espaciais desfrutem de Champagne no ambiente desafiador da gravidade zero”, afirmou a marca.

A Mumm diz que a garrafa de vidro futurista é capaz de utilizar o gás natural do Champagne para “expelir o líquido em uma estrutura em forma de anel, onde ele é concentrado em uma gotícula de bolhas. Ele pode então ser passado para alguém e liberado no ar, onde flutua até ser recolhido em um vidro especialmente projetado”. Os copos têm um caule fino, sem base e um bojo pequeno para pegar as gotículas flutuantes.

“Devido à gravidade zero, o líquido reveste instantaneamente todo o interior da boca, ampliando as sensações gustativas. Há menos efervescência e mais redondeza e generosidade, permitindo que o vinho se expresse completamente”, afirmou o chef de cave da Mumm, Didier Mariotti.

O Champagne será servido primeiramente em voos de lazer com gravidade zero, mas acrescentou que “as discussões estão em andamento para fornecê-lo para futuras missões espaciais e voos espaciais comerciais”. A casa Mumm espera que o espumante seja o primeiro a ser transportado e consumido fora da atmosfera do nosso planeta.

Vinho no espaço

Esta não é a primeira vez que o vinho se envolve em viagens espaciais. Em 1985, uma meia garrafa de Château Lynch Bages 1975 foi lançada em um ônibus espacial do Centro Espacial Kennedy, na Flórida. Após o seu regresso em 2015, o vinho de Pauillac foi tido como “a garrafa mais viajada de Bordeaux que existe”.

palavras chave

Notícias relacionadas