A vinícola Château Pichon Baron lançou o Les Griffons de Pichon Baron, Grand Vin Blanc Sec
por Redação
A vinícola Château Pichon Baron, localizada em Bordeaux, anunciou o lançamento de sua primeira cuvée branca, feita com 100% de uvas Semillon da safra de 2023.
O vinho será vendido ainda a partir de outubro, por meio de um número selecionado de negociantes. O Château Pichon Baron utilizou uma seleção massal de Semillon do Château Suduiraut, sua propriedade irmã em Sauternes, em 2018. As mudas foram enxertadas em videiras de vinte anos em uma área calcária e fria da vinícola, chamada "Boua", localizada em Pauillac.
Clique aqui e assista aos vídeos da Revista ADEGA no YouTube
O processo de produção do vinho inclui prensagem de cachos inteiros, seguida de vinificação em barris de um ano. O vinho não passou por conversão malolática e foi envelhecido por nove meses em barris de carvalho com agitação regular das borras. Apesar das restrições impostas pelas leis de classificação vigentes, o vinho será comercializado como AOC Bordeaux Blanc Sec.
O lançamento do vinho branco pela Pichon Baron reflete uma tendência crescente entre as vinícolas do Médoc, que têm expandido suas ofertas com vinhos brancos. Recentemente, o Château d’Issan anunciou que está colhendo uvas para sua primeira cuvée branca, utilizando variedades comumente encontradas no Rhône, e não em Bordeaux.
Além disso, está em análise o desenvolvimento de uma nova denominação para o Médoc Blanc.
+lidas
Imitação do Petrus? Justiça proíbe vinho de comediantes brasileiros
1 milhão de garrafas de Brunello di Montalcino falsificadas
Qual o vinho certo para harmonizar com bacalhau?
Vinho do Porto: qual é a diferença entre Ruby e Tawny?
Consumo moderado de vinho reduz riscos cardiovasculares em até 50%