Começou a colheita de uvas na França

A região do Languedoc-Roussillon, no sul do país, começou a colher as uvas brancas da safra 2013

por Redação

O sudoeste da França, região mais quente do país, próxima do Mar Mediterrâneo, é tradicionalmente a primeira a começar a colheita das uvas no país.

Neste ano de 2013 não foi diferente. A região de Roussillon, perto da cidade de Perpignan, começou nesta semana a colheita das uvas brancas, principalmente da variedade Muscat, uma das que amadurecem mais cedo no clima seco e quente da região.

Apesar das grandes plantações da região, a colheita vai sendo feita aos poucos e apenas alguns produtores começaram agora, para garantir que o frescor e o álcool das uvas não se perca no calor que ainda permeia a região, embora a colheita já esteja duas semanas mais atrasada do que a média da região.

"Estamos realmente mais atrasados, mas isso não é nada sério" disse Catherine Jeannin, proprietária da Mas Crémat, no vilarejo de Espira-de-l'Agly, "pois as vinhas estão magníficas".

A região de Roussillon tem a expectativa de que este ano seja muito bom para os vinhos brancos e para os rosés, mas ainda é cedo demais para prever como será o comportamento das uvas tintas, que ainda precisam de dias quentes e noites frias para completarem sua maturação fenólica e reter acidez.

uvas brancas

palavras chave

Notícias relacionadas