Drinque com Sauternes cria a maior polêmica

por Redação

O uso de Sauternes para fazer drinques tem dividido as opiniões entre os produtores e gerou fortes críticas do ex-proprietário do Château d’Yquem. “Os coquetéis de Sauternes não são o caminho para criar novos fãs dos melhores vinhos doces de Bordeaux”, apontou o conde Alexandre de Lur Saluces, ex-proprietário do Château d’Yquem e cuja família é dona do Château de Fargues, também na região, há vários séculos.

As vendas de Sauternes têm caído nas últimas décadas e há muito tempo existe um debate sobre como lidar com isso. Alguns proprietários experimentaram estilos de Sauternes que podem ser usados em coquetéis, com vinho quente, um “saujito” – uma nova visão do mojito clássico – ou simplesmente com água com gás ou raspas de laranja.

LEIA MAIS

» Com ajuda de Bordeaux, China ganha cidade do vinho

» Há algo de podre no reino de Sauternes

Em uma carta enviada à publicação francesa Terre de Vins, Lur Saluces disse que era “arrogante” pensar que os vinhos de Sauternes poderiam ser aprimorados por meio da mixologia. Ele armou que esses métodos foram tentados no passado, sem sucesso, e a obstinação de quem procura melhorar Sauternes com aditivos “seria melhor usada para promover o verdadeiro Sauternes”.

Vários proprietários responderam à carta, incluindo o Château Lafaurie-Peyraguey, que foi comprado por Silvio Denz, de Lalique, em 2014 e lançou um vinho quente usando Sauternes em dezembro de 2019 em seu novo restaurante na propriedade.

Laura Vidal, uma sommelier que já havia feito um evento de mixologia com uma marca de Sauternes e um grupo de barmen conhecidos, disse: “A doçura natural, a qualidade trazida pela podridão nobre e as características minerais únicas do vinho são componentes interessantes em um coquetel”.

Sobre os comentários de Lur Saluce, ela disse: “Eu entendo a perspectiva dele de que apenas Sauternes é su ciente por si só, mas talvez também possa ser apreciado ocasionalmente como um produto de luxo associado a outros produtos deliciosos na coqueteleira de um especialista”.

» Para ver os melhores Sauternes avaliados, clique aqui


palavras chave

Notícias relacionadas