Idéias para você harmonizar o doce do chocotone com os melhores vinhos
por Silvia Mascella
O chocotone é a realização daquela idéia: podemos pegar uma coisa boa e deixá-la melhor ainda colocando chocolate. Quase ninguém discorda. O que muitos apreciadores não sabem é que o chocotone tem um acompanhamento ideal no mundo do vinho, vamos conhecer?
Aqui precisamos recapitular duas regrinhas básicas sobre a harmonização de alimentos e bebidas, que existem não para dificultar a sua vida, mas ao contrário: para que você tire o melhor do que uma combinação pode oferecer.
Clique aqui e assista aos vídeos da Revista ADEGA no YouTube
Para as sobremesas é essencial saber que quanto mais doce ela for, o vinho precisa acompanhar esse dulçor. Imagine um vinho seco (seja um tinto tânico ou um branco frutado) servido junto de um doce de leite. O vinho vai sumir completamente sob o açúcar e a cremosidade do doce.
É necessário, nesses casos, um vinho mais alcóolico, com menos tanino (que pode transferir algum amargor para o paladar) e também um vinho mais doce. Para isso é necessário conhecer os vinhos doces naturais (de uvas sobremaduras ou que passificaram) e os vinhos fortificados, como os Porto (Portugal), Jerez (Espanha) ou Banyuls (França).
LEIA TAMBÉM: Idéias para harmonizar o Panetone de frutas
Outro detalhe da harmonização é que o vinho mais alcoólico auxilia no polimento (limpeza) do paladar após o consumo de alimentos mais cremosos, como o chocolate.
Os sommeliers mais experientes vão lhe dizer que o Banyuls, vinho tinto fortificado, feito no sul da França é o acompanhamento mais perfeito que existe para os chocolates. No entanto, nem sempre são fáceis de encontrar. Se estiver à sua disposição, é uma grande escolha.
Conheça o Clube ADEGA e sua ampla seleção de vinhos
Para facilitar nossa vida, no entanto, as boas relações comerciais do Brasil com Portugal permitem que tenhamos sempre em nossas lojas os Vinhos do Porto, em seus variados estilos, marcas e faixas de preço. Por isso, para acompanhar seu chocotone, escolha um Vinho do Porto. Seu dulçor vai se complementar com o do chocolate e seu teor alcoólico um pouco mais elevado vai manter o paladar alerta, mesmo com o chocolate ao leite.
Mas se quiser tirar ainda mais prazer dessa experiência, prove um chocotone com mais cacau e menos leite, e tente harmonizar com um Porto safrado, ainda mais especial. É uma dessas combinações que encerram argumentos na mesa natalina. Só não esqueça: refresque ligeiramente sua garrafa de Porto, a época de festas no Brasil não é para tomar vinhos em temperatura ambiente.