Mundovino

Cooperativas europeias pedem orçamento extraordinário para o setor

Associações de produtores da Espanha, Portugal, Itália e França se uniram na petição

por André De Fraia

A pandemia de Covid-19 trouxe uma queda no faturamento do setor vitivinícola europeu

As associações Cooperativa Agro-alimentar de España, Coopération Agricole da França, Alleanza delle Cooperative Italiane e a Confagri — Confederação Nacional das Cooperativas Agrícolas de Portugal se uniram em uma petição ao Comissário da Agricultura e Desenvolvimento Rural da União Europeia, Janusz Wojciechowski, para conseguir um orçamento extraordinário para o ano de 2021.

Os produtores que representam mais de 50% da produção europeia de vinho disseram em nota que o apoio dado ao setor foi insuficiente e com a chegada da vindima “é necessário estabelecer um orçamento extraordinário equivalente ao orçamento anual do programa de apoio ao setor vitivinícola”.

A nota das associações diz ainda que as medidas tomadas até agora ajudaram os produtores, porém a retomada do maior setor de consumo de vinhos na Europa, o chamado HoReCa – hotéis, restaurantes e cafés – não deve ocorrer a curto prazo, retardando a volta aos patamares de faturamento anteriores à pandemia.

» Como profissionais do vinho enfrentam a perda de olfato e paladar

» Autoridades indianas dizem que ratos tomaram quase 30.000 litros de bebidas alcóolicas

» O melhor que o Douro pode produzir na visão de José Maria Soares Franco

Os produtores europeus foram fortemente atingidos pelas medidas restritivas que marcaram a Europa nos últimos 12 meses. Segundo a Associação Nacional das Denominações de Origem de Portugal, das 1716 empresas do país ligadas ao vinho 61% tiveram quedas nas vendas em 2020, sendo que 361 registraram um tombo superior a 50%.

» Receba as notícias da ADEGA diretamente no Telegram clicando aqui

palavras chave

Notícias relacionadas