Escola do vinho

Curiosidades sobre a Teroldego, a casta que vive um renascimento no Brasil

Assim como muitas das famílias do Brasil, a Teroldego também tem suas origens na região italiana de Trento

por Arnaldo Grizzo

Curiosidades sobre a Teroldego, que vive renascimento no Brasil

A uva italiana é conhecida por vinhos de muita intensidade de cor e fruta

Algumas variedades italianas pouco comentadas vêm sendo resgatas em algumas partes do Brasil. Uma delas é a Teroldego, que geralmente origina vinhos de muita intensidade de cor e fruta, às vezes com tons mais rústicos nos aromas. Diversos produtores têm apostado nessa casta, que vem se adaptando bem especialmente ao clima do Rio Grande do Sul e Santa Catarina.

» Quer aprender mais? Conheça nossa seção Escola do Vinho

Ela, assim como muitas das famílias produtoras do sul do Brasil, tem suas origens na região do Trento, no nordeste da Itália, sendo mencionada pela primeira vez em 1480. 

Acredita-se que o nome Teroldego vem de um lugar perto da comuna de Mezzolombardo, ao norte da cidade de Trento, chamado Alle Teroldege, onde os vinhedos eram mencionados já no século 15. 

Com base em sinônimos como Tiroldigo, o nome da variedade também poderia derivar de Tiroler Gold, ou seja, “ouro de Tirol”, um termo teoricamente usado na corte de Viena para descrever os vinhos do Trentino. 

Teroldego, conheça essa casta italiana que está ressurgindo no Brasil

Teroldego, conheça essa casta italiana que está ressurgindo no Brasil

Estudos de DNA mostram que a casta Dureza, mãe da Syrah, é irmã da Teroldego e que ambas são netas da Pinot Noir. Teroldego é, portanto, uma tia da Syrah. 

O DNA também revelou que a Teroldego cruzou pelo menos duas vezes com uma mesma variedade desconhecida e provavelmente extinta para gerar a Marzemino e a Lagrein, variedades comuns no Trento. 

Desde 1971, em Trentino-Alto Adige, a Teroldego tem sua própria denominação de origem chamada Teroldego Rotaliano, lá são produzidos tintos e rosés.

Sugestões ADEGA

Bertolini Riserva Famiglia Bigorna Teroldego 2018

Bertolini Riserva Famiglia Bigorna Teroldego 2018 - AD 90 pontos - Bertolini, Serra do Sudeste, Brasil

Elaborado exclusivamente a partir de Teroldego, sem passagem por madeira, este vinho mostra notas terrosas e de ervas secas envolvendo sua fruta lembrando ameixas, tudo sustentado por gostosa acidez e taninos firmes e granulados. Pede a companhia de carnes vermelhas ensopadas.

Foradori Granato 2007

Foradori Granato 2007 - AD 92 pontos - Foradori, Trentino - Alto Adige, Itália

Fundada em 1901, está conceituada vinícola familiar possui 26 hectares de vinhedos totalmente cultivados sobre os preceitos da biodinâmica desde 2002. Elaborado somente em anos excepcionais, esse tinto é feito exclusivamente a partir de uvas Teroldego, com estágio de 18 meses em carvalho.

» Receba as notícias da ADEGA diretamente no Telegram clicando aqui

Assine ADEGA

palavras chave

Notícias relacionadas