Saiba como o terroir e as características únicas de cada variedade influenciam os aromas, sabores e a maturação dos vinhos Riesling
por Redação
O que chamamos de Riesling alemão ou renano não é exatamente a mesma coisa que o Riesling Itálico, ou francês como também é chamado. O renano se diferencia do italiano tanto nas características morfológicas quanto nas propriedades dos vinhos.
A variedade “alemã” provavelmente foi originada no Mosel, enquanto a dita “italiana”, que foi introduzida especialmente no Trentino Alto Adige e Friuli, acredita-se ter vindo da região de Champagne.
LEIA TAMBÉM: Conheça o canal da Revista ADEGA no YouTube
A Riesling, de forma em geral, é uma uva aromática rica em terpenos (compostos que geralmente se caracterizam por liberar aromas nas plantas), mas com menor concentração no Riesling Itálico, que desenvolve grande quantidade de glicerina durante a fermentação. A variedade prefere as latitudes setentrionais e, nos vales continentais, costuma ter condições ideais para a maturação.
O Riesling Itálico geralmente é caracterizado por um cacho pequeno com frutos também pequenos de cor amarelo esverdeado. Essa variedade prefere solos montanhosos e não tão calcários. Já o Riesling renano necessita de mais luz e requer variações de temperatura mais intensas para liberar suas qualidades.
LEIA TAMBÉM: Descubra o mistério por trás do termo alemão Grosses Gewächs
Os solos ideais são ricos em ardósia (Mosel), calcário e rochas sedimentares que obrigam a planta a ter raízes mais profundas. O seu pequeno cacho com uvas amarelo-ouro amadurece relativamente mais tarde.
Os vinhos produzidos por Riesling renano caracterizam-se por uma excelente acidez e mineralidade. São vinhos com aptidão para maturação em garrafa, onde adquirem aromas característicos petroláceos. Eles geralmente não passam de madeira, mesmo na Alsácia, em que nos regulamentos dos Grand Cru só é permitido o uso de tonéis de aço. Há ainda os vinhos atacados por “podridão nobre”, sempre sustentados pela acidez e mineralidade, que também são icônicos.
Já o Riesling italiano tende a dar vinhos mais frutados, com boa acidez, adequados para envelhecimento não tão longo, e vale lembrar que também são excelentes como base para espumantes.
Alguns sinônimos de Riesling renano são: Riesling Branco, Riesling Amarelo, Riesling Grande, Klingelberger, Kleinriesling, Kleinriesler, Rieslinger, Riesler, Rossling, Joanisberg. Já Riesling Itálico também pode ser conhecido como: Riesli, Risli, Resmas, Walschriesling, Meslier, Meslier de Champanhe, Olay Riesling.
+lidas
1000 Stories, história e vinho se unem na Califórnia
Curso de vinhos para iniciantes, no RJ
Notas de Rebeldia: Um brinde ao sonho e à superação no mundo do vinho
Chilena Casas del Bosque é atração turística com vinhos do Vale de Casablanca
Uruguai segue exemplo argentino e investe em enoturismo