Segundo David Schuemann, há técnicas para fazer com que o vinho aparente ser mais caro e sofisticado, adicionar tons dourados é uma delas
por Redação
Você compra um pelo rótulo? Você pagaria mais por um rótulo mais bem trabalhado? O design lhe influencia? Segundo o designer David Schuemann, da empresa CF Napa Brand Design, o rótulo pode “enganar” o consumidor e levá-lo a comprar um determinado vinho ou acreditar que ele vale mais do que outro, por exemplo.
“Um rótulo bem cuidado por nos fazer pensar que uma garrafa é muito mais cara do que realmente é”, diz Schuemann em seu livro 99 Bottles of Wine, onde mostra os segredos por trás da produção dos rótulos que ativam nosso subconsciente.
“Sempre fazemos um vinho parecer US$ 10 mais caro do que é. Então ele parece ter um melhor custo-benefício. Adicionamos laminas de ouro ao rótulo ou uma estampa dourada. Colocamos textura”, afirma ele sobre as técnicas para dar essa sensação de maior valia ao vinho.
Segundo ele, em geral, as pessoas associam designs minimalistas com safras melhores e sabores sofisticados. “Rótulos mais caros tendem a ter uma cor creme ou branca no fundo com um logo simples. Talvez um toque de ouro ou metal”, aponta.
Porém, para enófilos menos sofisticados, a garrafa precisa se sobressair na prateleira. “Fazemos rótulos mais coloridos e gritantes para vinhos abaixo de US$ 10. Eles são mais extravagantes de uma forma mais inteligente. E ainda colocamos um tampo dourado para mostrar a qualidade”, revela.
Nenhum aspecto da garrafa é deixado de lado, mesmo a lâmina de revestimento do gargalo. Em vinhos baratos, as cores ajudam os iniciantes a saber quais sabores esperar. “Tampões vermelhos indicam cerejas, verdes ou amarelos querem dizer manteiga ou sabores tropicais”, afirma.
E o rótulo também pode enganar seu paladar. “Fazemos pesquisas em que colocamos o mesmo vinho em diferentes garrafas e quanto mais as pessoas gostam do rótulos, mais gostam do vinho”, conta.