Vinho & Saúde

É por isso que você deve comer quando bebe seu vinho!

O efeito da comida na capacidade de metabolizar o álcool é considerável, segundo médico dinamarquês, que explica o porquê você deve comer quando bebe

por Glaucia Balbachan

É por isso que você deve comer quando bebe seu vinho!

De acordo com especialistas, a ingestão moderada de álcool com refeições deve ser vista como parte de um estilo de vida saudável

Em um seminário virtual presidido por Helena Conibear, da organização Alcohol in Moderation (álcool em moderação em tradução livre), o tema de se beber moderadamente é uma escolha de estilo de vida saudável.

» Nova pesquisa mostra que beber moderadamente é melhor até do que não beber nada

Um dos principais especialistas na área, o dinamarquês Dr. Erik Skovenborg, autor de Wine and Health – Myths and Facts (Vinho e Saúde – Mitos e Fatos, ainda sem tradução para o português) apoia que a ingestão moderada de álcool com refeições deve ser vista como parte de um estilo de vida saudável.

“Beber com uma refeição aumenta o metabolismo gástrico e hepático do etanol. E irá protegê-lo de um alto nível de álcool no sangue, um problema que é subestimado", conta Skovenborg.

Neste experimento, participantes do estudo comeram uma refeição após o consumo de vinho, na fase em que a absorção do metabolismo do etanol alta.

É por isso que você deve comer quando bebe seu vinho!

Pesquisas mostram juntar bebida e comida com moderação são parte de uma atitude saudável

De acordo com o estudo, a taxa média de desaparecimento de álcool do sangue aumentou de 36 a 50% em relação aos que ficaram de jejum.

Novas pesquisas britânicas mostram que beber com uma refeição reduz o risco de cirrose hepática. O Uk Million Women Study concluiu que em todos os níveis de consumo de álcool, a incidência de cirrose foi 31% menor em mulheres que geralmente bebiam com refeições em comparação com mulheres que ingeriram álcool em jejum.

"Se você é um bebedor frequente, em todos os níveis de bebida, o risco de mortalidade é menor do que se você for um bebedor não frequente. O importante é a moderação tanto na bebida quanto na alimentação, mas de preferência sempre juntas", lembra Skovenborg.

» Receba as notícias da ADEGA diretamente no Telegram clicando aqui

palavras chave

Notícias relacionadas