Comemoração

Em 24 de setembro será celebrado o Dia Internacional da Grenache


[Colocar Alt]

Apesar de ser uma das uvas mais cultivadas no mundo, a Grenache raramente aparece nos rótulos dos vinhos

A idéia de criar um dia para celebrar a Grenache veio com o acontecimento do Primeiro Simpósio Internacional da Grenache, em junho deste ano. Mais de 250 produtores, jornalistas e comerciantes de 23 países se reuniram no Vale do Rhône, na França, para discutir e debater as principais características da variedade.

Percebendo a versatilidade da uva e sua predominância como uma das mais cultivadas no mundo, os convidados do evento decidiram criar o Dia Internacional da Grenache.

Em 24 de setembro, os países produtores de Grenache estarão realizando diversos eventos - de degustações a promoções - para celebrar, principalmente, sua volubilidade. Para introduzir as comemorações, os organizadores estão realizando uma campanha via Internet para educar restaurantes, comerciantes, sommeliers e garçons para os diversos estilos dos vinhos feitos a partir da Grenache e quais são suas harmonizações ideais.

Apesar de ser uma variedade muito cultivada no mundo, a Grenache é pouco vista nos rótulos de vinhos, pois normalmente é misturada com outras uvas. No entanto, prestigiadas regiões francesas, como Chateauneuf-du-Pape e Vale do Rhône tem na casta a sua maior tradição. Além da França, Espanha, Austrália, Itália e Estados Unidos também estão entre os maiores produtores da uva.

Leia mais sobre a Chardonnay!

Da redação

Publicado em 8 de Setembro de 2010 às 08:45


Notícias Vinho francês Grenache Rhône

Artigo publicado nesta revista