Treze estados dos Estados Unidos já foram afetados pela espécie invasora que é conhecida por devastar plantações e já traz pânico para os viticultores
por André De Fraia
No ano de 2014, uma empresa da Pensilvânia, Estados Unidos, trouxe algumas pedras ornamentais da Ásia, sem saber, importaram também a Lycorma delicatula, oito anos depois a espécie invasora agora causa pânico nos Estados Unidos com 13 estados já afetados.
A espécie é conhecida como mosca-lanterna-pintada e um estudo projeta que o inseto provavelmente chegará à Califórnia até 2027. A espécie não consegue se locomover grandes distâncias, porém, a procriação dela, especialmente em um ambiente novo que que os predadores naturais (pássaros, morcegos e anfíbios) ainda não a conhecem, é extremamente rápida.
A mosca-lanterna-pintada é um inseto parecido com uma mariposa e é relativamente grande – cerca de 2,5 centímetros de comprimento por 5 centímetros com suas asas abertas. Esses insetos viajam em bandos como gafanhotos formando grandes nuvens.
O inseto não come plantas trepadeiras como os parreirais de uva, porém, ele usa sua probóscide – espécie de tromba – para alcançar a seiva doce de dentro, bebendo seu conteúdo e deixando para trás resíduos pegajosos, chamados de "mel", que reveste a planta, interrompendo a fotossíntese e atraindo fungos. Embora o inseto não se alimente da uva em si, um vinicultor descreveu o vinho feito de uvas em uma videira infestada como tendo um odor de repolho.
De maneira, digamos, nada delicada os departamentos de agriculturas dos estados afetados nos Estados Unidos dizem que se encontrar uma mosca-lanterna-pintada “Mate! Esmague, esmague... apenas se livre deles".
Além das nuvens de insetos que se locomovem em baixa, mas constante, velocidade, a praga está sendo disseminada pelos Estados Unidos por uma característica bastante única, a mosca-lanterna-pintada põe o que é chamado de massas de ovos, uma quantidade que varia entre 30 e 50 ovos por vez, que pode resistir até cinco meses em temperaturas negativas de até -15º. O detalhe mais importante é que ela busca sempre uma superfície lisa para pôr seus ovos. Nos Estados Unidos esses ovos estão sendo encontrados em bicicletas, carros, caminhões e trens e estão sendo levados de uma ponta a outra do país sem que se saiba.
Viticultores, principalmente nos estados da Califórnia e do Oregon, já buscam se armar contra a mosca-lanterna-pintada, pesquisas estão sendo feitas para aprender como lidar com o inseto e como proteger os vinhedos da praga.