Revista ADEGA
Busca

França ganha campeonato de degustação às cegas

Neste sábado (18), a França derrotou a ex-campeã Bélgica no segundo campeonato anual de degustação às cegas, realizado na cidade de Épernay, na região de Champagne


Para garantir a vitória, a França teve que derrotar 18 de times de diversos países como China, Rússia, Argentina e até o Brasil. Na competição, foram dados 12 vinhos diferentes aos participantes, que tinham que descobrir a variedade da uva, o país de produção, nome do vinho, produtor e, por fim, a safra. Dos cinco critérios pedidos, o time francês acertou três, levando o título de campeã da segunda edição do campeonato.

A equipe vencedora foi composta de Jean-Michel Perrussan, Eddy Gautier, Didier Sanchez e Pierre Cistern, todos da região de Toulouse. É importante lembrar que nenhum deles é sommelier ou enólogo profissional. A competição terminou com a França em primeiro lugar, seguida da Bélgica e da Espanha em terceiro. Segundo o capitão do time vencedor, Jean-Michel Perrussan, um radiologista, a chave para ganhar foi uma abordagem cautelosa. “Você tem que confiar na sua intuição. Muitas vezes, a primeira impressão dada pelo olfato e pelo paladar aponta o caminho certo, depois disso, temos que usar processos de eliminação”, declarou Perrussan.

Os competidores treinam pelo menos uma vez por semana, já que muitos possuem outras ocupações. Segundo Philippe de Cantenac, assessor do evento, a terceira edição do campeonato será no Châteauneuf-du-Pape, no sudoeste da França, em outubro do ano que vem. 

Redação
Publicado em 20/10/2014, às 17h55 - Atualizado em 03/12/2014, às 08h04


Mais Notícias