Reciclagem

Garrafas vazias valem dinheiro na Califórnia

Programa de incentivo à reciclagem da Califórnia passa a incluir garrafas de vinho e o estado devolverá 10 centavos de dólar por vasilhame

Cenas como essa, serão cada vem mais incomuns na Califórnia
Cenas como essa, serão cada vem mais incomuns na Califórnia

por André De Fraia

Ah se aquela garrafa de vinho valesse algum dinheiro! Na Califórnia, Estados Unidos, isso será uma realidade. Ou quase isso. A partir de 1 de janeiro de 2024, os vinhos, e outras bebidas como licores, passam a custar 10 centavos a mais, porém, se essa garrafa for devolvida em um centro de reciclagem esses 10 centavos - pouco mais de 54 centavos de Real – é devolvido ao consumidor.

O enófilo pode ainda fazer uma boa ação para a sociedade e colocar a garrafa vazia em pontos especiais que as cidades tratarão de reciclar e a comunidade receberá os 10 centavos do estado da Califórnia para benfeitorias locais.

A lei sancionada pelo governador Gavin Newsom é uma antiga demanda dos setores ligados ao meio-ambiente do estado californiano, porém, a própria indústria vinícola sempre foi contra devido a qualidade do vidro após reciclado. Em um interessante artigo publicado em julho, o sócio e gerente da vinícola californiana Tablas Creek, Jason Haas, apontou os problemas do vidro reciclado nos Estados Unidos e os principais motivos para essa oposição. O texto pode ser conferido na íntegra aqui em inglês aqui.

Porém, o cenário nos últimos anos melhorou muito com novas tecnologias e uma nova logística que separa o vidro dos outros materiais e toma precauções para que a garrafa não se quebre no percurso. A falta de insumo e a consequente subida nos preços também levou produtores a repensar sobre o vidro reciclado.

E o que era oposição, se tornou apoio. O projeto californiano prevê que das cerca de 1,2 bilhão de garrafas vendidas anualmente na Califórnia, mais de 70% sejam recicladas, hoje o número está na casa dos 30%. Os californianos estão acostumados com esse processo de devolução do dinheiro após a compra para a reciclagem, a lei nasceu em 1986 e abrange a grande maioria dos produtos consumidos no estado.

palavras chave

Notícias relacionadas