Harmonização

Harmonização com rótulos Nebbiolo

Carne de pato, parmesão, cozido de carne... Separamos possíveis combinações de pratos com vinhos à base de Nebbiolo


Nebbiolo é responsável por excelentes vinhos italianos

Seus grandes expoentes certamente são Barolo e Barbaresco, mas não podemos esquecer que a Nebbiolo, casta típica do Piemonte, pode estar em outros vinhos menos badalados da região ou ainda aparecer em outros locais da Itália (por ser uma variedade considerada difícil, ela não é amplamente cultivada) como Valtellina, onde é conhecida com Chiavennasca, ou em outras partes do mundo, mas sempre em vinhedos pontuais, nunca em tão “larga escala” quanto no Piemonte.

Seu nome deriva de nebbia, ou seja, a neblina que cobre os campos piemonteses especialmente no outono. A Nebbiolo é, muitas vezes, comparada com à Pinot Noir devido às suas complexidades e similaridades. Ambas tendem a ser de cultivo bastante delicado e costumam expressar bem o terroir de onde vêm. A cor também tende ser pálida, o que, às vezes, pode “enganar” e fazer com que a associemos a vinhos mais leves.

Leia mais:

Barolo e a unificação do reino da Itália

Dicas para diferentes tipos de harmonização

10 coisas que você precisa saber para entender melhor Piemonte

Pelo contrário, a Nebbiolo é uma uva que costuma gerar vinhos bastante estruturados, com acidez e taninos muito intensos. Outra característica importante é o olfato, costumeiramente muito floral, mas também com tons terrosos. Confira algumas ideias de pratos que podem combinar com vinhos feitos com essa casta peculiar.

Embutidos

[Colocar Alt]

Uma primeira escolha seria prosciutto, mas você também pode optar por pastrami, ou copa, ou também um bom salame. A gordura, o sal e o defumado dão o tom e casam com a estrutura dos vinhos feitos com Nebbiolo, especialmente os mais leves.

Pato

[Colocar Alt]

Um magret temperado com um molho levemente agridoce pode ser uma ótima opção assim como também um pato assado no estilo chinês, com especiarias e aquela crosta agridoce. A Nebbiolo pode equilibrar bem a carne do pato e os tons levemente adocicados e especiados dos temperos, além de fazer um par interessante no perfume.

Aves de caça

[Colocar Alt]

A textura e os sabores mais pungentes das aves de caça, como perdiz, faisão, codorna, pombo ou mesmo galinha d’angola, juntamente com preparos levemente especiados, podem combinar lindamente com vinhos à base de Nebbiolo, especialmente com a rusticidade de alguns Barbarescos.

Cozido de carne no molho de vinho

[Colocar Alt]

O famoso Brasato al Barolo, uma espécie de cozido de carne no molho feito com Barolo, uma receita típica piemontesa, pede a companhia da Nebbiolo também na taça. A estrutura do prato casa com a do vinho, mesmo que você não use um Barolo para cozinhar. Mas, se puder, ao menos harmonize com um. Não avise os franceses, mas um boeuf bourguignon também pode funcionar.

Parmesão

[Colocar Alt]

Alguns tipos de queijo curados podem fazer uma boa companhia para vinhos à base de Nebbiolo, como Grana Padano ou Reggiano, ou ainda Pecorino. A estrutura do vinho equipara a massa e o sal do queijo. Vale a pena ainda experimentar com alguns queijos de cabra também curados ou então mofados cremosos por exemplo. Opções interessantes podem ser feitas com risotos com frutos do mar. A culinária japonesa de qualidade merece uma companhia desse porte. Diversos tipos de queijos de cabra também combinarão maravilhosamente.

Veja também:

+ Acompanhe as notícias de Piemonte

+ Vinhos Nebbiolo avaliados pela ADEGA

ASSINE JÁ A REVISTA ADEGA. DESCONTOS DE ATÉ 76% 

Arnaldo Grizzo

Publicado em 2 de Novembro de 2019 às 14:01


Notícias Harmonização Nebbiolo

Artigo publicado nesta revista

Gran Reserva

Revista ADEGA 163 · Maio/2019 · Gran Reserva

Conheça os Grandes Vinhos de Rioja + Seleção com ícones