A nova norma á válida para todos os vinhos comercializados no país oriundos de qualquer região produtora
por Redação
A Irlanda adotou uma nova norma para os rótulos de vinhos comercializados no país e oriudas de qualquer região produtora: a partir do dia 22 de maio, todas as etiquetas deverão conter o valor calórico do produto e a informação sobre os riscos à saúde decorrentes do consumo de álcool.
O novo regulamento foi assinado pelo Ministro da Saúde, Stephen Donnelly, como parte da Seção 12 da Lei de Saúde Pública. "A Irlanda é o primeiro país do mundo a introduzir tais regulamentações, espero que outras nações sigam nosso exemplo”, afirma orgulhoso o Ministro da Saúde.
A Itália, Espanha e seis outros estados membros da UE se opuseram ao regulamento irlandês. “A luz verde da UE para rótulos de vinhos alarmistas na Irlanda representa um precedente perigoso, pois corre o risco de abrir a porta para outra legislação capaz de influenciar negativamente as escolhas do consumidor”, afirmou em nota a Coldiretti, a maior associação de agricultores da Itália.
Por enquanto, a lei permanece em vigência e as empresas terão um prazo de três anos para se adaptarem à nova regra e se prepararem para a mudança.