Nova lei coloca um preço mínimo de 10 centavos de euro por grama de álcool
por Redação
Irlanda é um dos poucos no mundo a ter preço mínimo para bebidasalcoólicas
O governo da Irlanda definiu um preço mínimo de 10 centavos de euro por grama de álcool em bebidas vendidas em lojas. Com isso, uma garrafa de vinho de 12,5% de álcool não pode ser vendida por menos de € 7,40. O país, juntamente com Escócia e Canadá, é um dos poucos no mundo a ter preço mínimo para bebidas alcoólicas.
A mudança para aumentar o preço do álcool na Irlanda servirá para“reduzir doenças graves e mortes causadas pelo consumo de álcool”, de acordo com o ministro da saúde do país, Stephen Donnelly. No entanto, o preço mínimo do álcool provavelmente não será eficaz quando se trata de mudar o comportamento dos bebedores contumazes e também deve exacerbar o mercado negro e aumentar o volume de comércio na fronteira.
Como a legislação relacionada ao álcool não foi introduzida na Irlanda do Norte, é provável que os bebedores em áreas de fronteira a cruzem para comprar suasbebidas a um preço mais baixo.
Os consumidores de vinho irlandeses já pagam a taxa mais alta de imposto de consumo na UE, de € 3,19 por garrafa padrão de vinho e o dobro desse valor para o espumante.No final do ano passado, a Irlanda proibiu a publicidade de álcool durante eventos esportivos, o que alguns compararam à LoiEvin francesa.
Além de aumentar o preço das bebidas, a lei irlandesa inclui uma série de medidas relativas à disponibilidade, preço, marketing, rotulagem e publicidade do álcool, que têm sido implementadas gradualmente desde novembro de 2019.
» Receba as notícias da ADEGA diretamente no Telegram clicando aqui