O Coque, restaurante duas estrelas Michelin de Madrid, anunciou que assaltantes levaram 132 garrafas de vinho avaliadas em 150 mil Euros
por André De Fraia
Segundo o jornal espanhol El País, ladrões arrombaram o restaurante Coque em Madrid e levaram 132 garrafas das mais de 12.000 que compõem a famosa adega.
O valor inicial foi calculado em 150 mil Euros, ou pouco mais de R$ 750.000, porém alguns rótulos levados são considerados únicos e estavam na família a três gerações, "alguns são da família, outros de viagens da equipe de sommeliers, alguns as vinícolas não vendem..." explica Cristina Pérez Olmos, responsável pela comunicação do Coque.
Para os proprietários, os irmãos Mario e Rafael Sandoval, ainda há esperança de que algumas garrafas sejam recuperadas, justamente pelo fato de serem tão únicas e chamarem atenção em eventuais vendas.
Os rótulos roubados ainda não foram divulgados, mas Cristina Pérez Olmos confirmou ao jornal espanhol El País que um Marqués de Riscal 1925 está entre os levados. O Coque está localizado na rua Marqués de Riscal e um dos pontos altos da adega é uma espécie de capelinha dedicada à vinícola que continha um vinho de casa safra.
A adega do Coque ainda é famosa pela sua grande coleção de Champagnes e é tão virtuosa e, de certo modo sagrada, que é conhecida como La Sacristía. Esse não é o primeiro roubo a grandes restaurantes espanhóis, em julho o restaurante Atrio foi assaltado no que ficou conhecido como o Roubo do Século.