Louis-Fabrice Latour, presidente da Maison Louis Latour, faleceu de câncer aos 58 anos

por Redação
Louis-Fabrice Latour, presidente da Maison Louis Latour, um dos mais icônicos e históricos produtores da Borgonha, morreu em 5 de setembro de câncer. Ele tinha 58 anos.
Latour foi a 11ª geração de sua família a liderar a Maison Louis Latour.
"Ele fará uma tremenda falta para todos a Borgonha em geral e especialmente para aqueles, como eu, que foram seus amigos", disse Pierre-Henry Gagey, presidente da Maison Louis Jadot em nota. "Louis-Fabrice desempenhou um papel considerável na Borgonha nos últimos 20 anos. Ele incorporou uma Borgonha orgulhosa de seu passado e seu terroir, com uma região que ainda se mostra moderna e inovadora."
A casa de Latour foi formalmente fundada em 1797, embora os primeiros vinhedos tenham sido adquiridos em 1731 por Denis Latour. A família Latour trabalhava originalmente como tanoeiros, e o filho de Denis, Jean, mudou-se para Aloxe-Corton para montar uma tanoaria independente e mais tarde fundar a Maison Louis Latour, batizando o negócio com o nome de seu filho. Hoje, a Maison possui 48 hectares de vinhas na Borgonha, bem como domínios em Ardèche, Var, Chablis, Beaujolais e Coteaux Bourguignons.
Louis-Fabrice nasceu em Beaune em 1964, se formou em ciência política pela prestigiosa Sciences Po em Paris em 1985 e trabalhou brevemente em finanças com o BNP Paribas antes de retornar ao domínio da família em 1989 e dez anos depois, em 1999, assumiu a direção da empresa familiar.
Latour atuou como copresidente do Bureau Interprofessionnel des Vins de Bourgogne (BIVB) por dois mandatos, o segundo interrompido por sua doença no início de 2021. Ele também foi presidente da Fédération des Négociants-Éleveurs de Grande Bourgogne (FNEB), a federação dos comerciantes da Borgonha, e a Fédération des Exportateurs de Vins et Spiriteux (FEVS), a federação dos exportadores franceses de vinho e bebidas espirituosas.
Latour deixa sua esposa, Patricia, e seus quatro filhos, Eléonore, Louis, Victor e Gaspard; sua irmã, Virginie, e irmãos, Alexis e Florent.
+lidas

Ciclista sobrevive três dias bebendo vinho após acidente

Vinícola lança rótulo para homenagear os “anos dourados da pornografia”

Vinícola gaúcha lança experiência para visitante criar seu próprio vinho

Lalou Bize-Leroy: a maga dos grandes vinhos da Borgonha, incluindo o Romanée-Conti

Como o vinho age na digestão? Estudos revelam efeitos importantes