Luto na Borgonha

Louis-Fabrice Latour morre aos 58 anos

Louis-Fabrice Latour, presidente da Maison Louis Latour, faleceu de câncer aos 58 anos

Louis-Fabrice Latour morre aos 58 anos
Louis-Fabrice Latour morre aos 58 anos

por Redação

Louis-Fabrice Latour, presidente da Maison Louis Latour, um dos mais icônicos e históricos produtores da Borgonha, morreu em 5 de setembro de câncer. Ele tinha 58 anos.

Latour foi a 11ª geração de sua família a liderar a Maison Louis Latour.

"Ele fará uma tremenda falta para todos a Borgonha em geral e especialmente para aqueles, como eu, que foram seus amigos", disse Pierre-Henry Gagey, presidente da Maison Louis Jadot em nota. "Louis-Fabrice desempenhou um papel considerável na Borgonha nos últimos 20 anos. Ele incorporou uma Borgonha orgulhosa de seu passado e seu terroir, com uma região que ainda se mostra moderna e inovadora."

A casa de Latour foi formalmente fundada em 1797, embora os primeiros vinhedos tenham sido adquiridos em 1731 por Denis Latour. A família Latour trabalhava originalmente como tanoeiros, e o filho de Denis, Jean, mudou-se para Aloxe-Corton para montar uma tanoaria independente e mais tarde fundar a Maison Louis Latour, batizando o negócio com o nome de seu filho. Hoje, a Maison possui 48 hectares de vinhas na Borgonha, bem como domínios em Ardèche, Var, Chablis, Beaujolais e Coteaux Bourguignons.

Louis-Fabrice nasceu em Beaune em 1964, se formou em ciência política pela prestigiosa Sciences Po em Paris em 1985 e trabalhou brevemente em finanças com o BNP Paribas antes de retornar ao domínio da família em 1989 e dez anos depois, em 1999, assumiu a direção da empresa familiar. 

Latour atuou como copresidente do Bureau Interprofessionnel des Vins de Bourgogne (BIVB) por dois mandatos, o segundo interrompido por sua doença no início de 2021. Ele também foi presidente da Fédération des Négociants-Éleveurs de Grande Bourgogne (FNEB), a federação dos comerciantes da Borgonha, e a Fédération des Exportateurs de Vins et Spiriteux (FEVS), a federação dos exportadores franceses de vinho e bebidas espirituosas.

Latour deixa sua esposa, Patricia, e seus quatro filhos, Eléonore, Louis, Victor e Gaspard; sua irmã, Virginie, e irmãos, Alexis e Florent.

palavras chave

Notícias relacionadas