Com mais de 90 pontos AD e custando até 190 reais, listamos os melhores vinhos da uva Barbera para combinar com sua pizza
por Silvia Mascella
Final de semana chegando e todo mundo sabe que em algum momento vai ter pizza! Mas a verdade é que, por mais que as tradições italianas estejam tão arraigadas em nossa cultura (afinal tem pizza até em padaria para o café da manhã) quando se trata de combinação de pizza e vinho, muita gente ainda derrapa.
Os italianos comem, cotidianamente, pizzas com muito menor variedade de sabores do que nós. E nem estamos falando das invencionices brasileiras de pizzas de estrogonofe ou picanha. Na Itália as pizzas mais queridas e consumidas são a marguerita e a marinara (sem queijo e apesar do nome, sem peixe), que são protegidas por leis da Comunidade Econômica Européia e levam ingredientes com DO.
LEIA TAMBÉM: Melhores Sauvignon Blanc em deliciosas harmonizações
Também são muito populares a 4 Stagioni (4 estações) que leva cogumelos, pimentão, azeitonas e, dependendo da região, alcachofras ou presunto, a Diavola (feita com algum embutido picante) e a Bianca, assada sem molho de tomate e com ervas. Em algumas regiões é fácil encontrar pizza com aliche e também com queijos (mas nunca 4!).
Já os vinhos para essas delícias são muito simples: tinto da uva Barbera é um dos mais comuns na harmonização regional e é vendido nas pizzarias em taças ou jarras também. O espumante Prosecco é companhia certa das pizzas mais leves, inclusive daquelas com legumes e da Bianca, especialmente no nordeste do país.
LEIA TAMBÉM: A Guerra das Borbulhas de Prosecco DOC
A uva Barbera é uma das tintas mais plantadas na Itália, assim seus vinhos estão em todos os lugares e em variadas faixas de preços. É a sua excelente acidez, vibrante, combinada com boa fruta (amora, ameixa, um toque de morango) e taninos leves que fazem dele um parceiro perfeito para as pizzas.
Para os cardápios brasileiros os vinhos da Barbera vão muito bem com a nossa pizza calabresa acebolada (tanto a tradicional quanto a apimentada), com a pepperoni, com a marguerita tradicional, com a popular portuguesa, com a pizza de berinjela e também com a de lombo canadense (com queijo cremoso ou sem).
Para as pizzas com muitos queijos, nossa dica (vale mesmo provar!) é um branco da uva Chardonnay, não muito amadeirado, cujo paladar também pode puxar para um lácteo, e harmoniza bem com os queijos, além da acidez ajudar a processar a gordura. Pode colocar nessa lista a pizza de frango com queijo cremoso, as combinações de queijos e até a tradicionalíssima muçarela.
Mas a verdade é que a Barbera também vai combinar com as pizzas com queijos mais pesados, assim se você não dispensa vinho tinto com pizza, essa é a sua escolha mais acertada. Veja abaixo os melhores Barbera degustados por ADEGA.