Honra já coube a Salvador Dalí, César Baldaccini, Joan Miró, Marc Chagall, Pablo Picasso e Andy Warhol e ocorre desde 1945
por Glaucia Balbachan
O Château Mouton Rothschild apresenta a arte original que aparece nos rótulos da safra 2019
O Château Mouton Rothschild escolheu o artista Olafur Eliasson que nasceu em Copenhagen na Dinamarca, filho de pais islandeses para ser o artista que ilustrará o rótulo da safra 2019 lançada esse ano.
"Fiquei fascinado pelo trabalho de Olafur Eliasson por muitos anos", disse o coproprietário do Château Mouton Rothschild, Julien de Beaumarchais de Rothschild.
A obra, apelidada de Solar Iris of Mouton, foi projetada para retratar a intersecção entre natureza, arte e ciência. A imagem é dividida em duas faixas horizontais, ilustrando o dia na parte superior e a noite na parte inferior. Uma série de elipses retratadas no meio, retratam o ciclo do sol ao redor dos vinhedos do Castelo, com a metade inferior denotando o dia mais curto do ano e a metade superior mais longa.
"A degustação do vinho nos conecta ao ambiente local, ao solo, ao clima particular, estações e iluminação do local", disse Eliasson. “O vinho contém o sol dourado, a terra e o céu simultaneamente com um traço do celestial”, finaliza.
Batizada de Solar Iris of Mouton, o novo rótulo retrata a fusão entre natureza, arte e ciência
Para celebrar o lançamento, o Château se uniu à Sotheby's para o leilão online de um lote, que compreende uma gama de formatos do vinho, incluindo uma magnum dupla exclusiva assinada por Olafur Eliasson e pela família Rothschild, além de seis garrafas, três magnums, uma Imperial e a única Nabucodonosor lançada no mercado até o momento.
» Receba as notícias da ADEGA diretamente no Telegram clicando aqui