Escola do Vinho

Não tenho adega climatizada, onde devo guardar meu vinho?

Sem uma adega existe algumas características que devemos buscar para o cantinho especial dos vinhos

por Redação

Definitivamente, manter seus vinhos em uma adega climatizada é muito melhor do que guardá-los em algum lugar de sua casa onde há variação de temperatura e umidade. Mas não é porque você não tem uma adega que o vinho vai direto para a geladeira.

Nela, a temperatura apesar de constante, é mais baixa que a ideal para armazenar vinhos e, além disso, sua faixa de umidade também é muito menor que o recomendado. A condição ideal para o vinho é numa temperatura de 15ºC a 18ºC, com 70% a 90% de umidade. A geladeira está bem longe disso.

LEIA TAMBÉM: O poderoso 'Sangue de Boi' húngaro

A vibração causada pelo “liga-desliga” do compressor da geladeira também é um problema. As vibrações também causam danos aos vinhos,

Ok, mas qual é o local ideal? Uma ideia simples e que você pode usar, com alguns cuidados, é um armário. Porém, considere essas observações:

  • Ele deve ser escuro, uma vez que raios UV envelhecem o vinho de forma heterogênea e o deixam desequilibrado. Portanto, luz direta nem pensar.
  • A temperatura dentro deve variar pouco. Variações drásticas comprometem o vinho
  • As vibrações, como dito acima, também devem ser evitadas
  • Enfim, o armário pode ter pequenos furos para garantir a ventilação dentro dele e ficar num ponto que não receba incidência do sol, nem outras fontes de calor (lareira, fogão)
  • Locais muito secos podem causar rachaduras na rolhas, muito úmidos favorecem o surgimento de fungos. Embora isso demore para isso acontecer, embora seja melhor evitar essas condições.

LEIA TAMBÉM: Os melhores Cabernet Sauvignon do Chile

palavras chave

Notícias relacionadas