Feito a partir da fermentação da pêra, o poire é uma aguardente de origem francesa ideal para paladares refinados
por Redação
Chamada de spirits em inglês, acquavit em italiano, schnaps em alemão e spiriteaux, ou eaude- vie, em francês, a aguardente pode ser encontrada na cultura de diversos países. Feita a partir da destilação de um mosto (substância vegetal que contenha açúcar), ou fermentado que contenha álcool etílico, essa bebida é mundialmente conhecida e produzida de formas variadas, de acordo com o gosto e a cultura de cada país, além da matériaprima utilizada para a produção
Na Europa, é possível encontrar diversos tipos desta bebida, como os destilados feitos a partir da cereja e da maçã. A França, mundialmente conhecida pela tradição e qualidade de seus vinhos, também produz uma saborosa e diferenciada aguardente: o poire, cujo nome quer dizer pêra, em francês, pois é feita a partir da fruta.
Sua elaboração é feita como a maioria das aguardentes. Primeiramente, após a colheita das pêras, as frutas são cuidadosamente lavadas e passam por um processo de dilaceração até se transformar em uma pasta, posteriormente fermentada por um período de um mês e meio. Após este período, ocorre a destilação do mosto, cujo teor alcoólico fica por volta de 70º, reduzido para 43º após a adição de água pura. Para o processo de envelhecimento, a bebida é levada a tanques de aço inoxidável até atingir o sabor ideal, seco e suave.
A maioria das garrafas de poire tem o formato de uma pêra e várias delas, curiosamente, vêm com a fruta dentro da garrafa. Os apreciadores da bebida se perguntam como ela foi colocada lá, já que seu tamanho é muito maior do que o gargalo. O processo é demorado, mas simples.
Quando as pereiras ainda estão com a fruta em forma de broto, os produtores amarram a garrafa nos galhos, para que ela cresça ali dentro. Quando ela já está madura e no tamanho ideal, as garrafas são retiradas com a fruta. A partir daí - e após uma lavagem cuidadosa -, basta colocar o poire. O resultado é de encher os olhos.
Apesar de ser de origem francesa, a Suíça, país vizinho, também produz a bebida, com um grande número de consumidores. É servida aos turistas que visitam os Alpes Suíços através da Ferrovia conhecida como "Expresso dos Alpes". Ela sai da cidade de Zermitt, vai até St. Moritz e é considerada a estrada de ferro mais bonita do mundo. Imagine apreciar a paisagem alpina com uma pequena taça de poire nas mãos?
A melhor forma de servir o poire é em baixa temperatura, entre 6 e 8 graus. Assim como outros destilados, é um ótimo digestivo, principalmente se servido após uma refeição, mas seus apreciadores a preferem pura. Um dos maiores divulgadores da bebida no Brasil foi o constituinte Ulysses Guimarães, um reconhecido apreciador do poire. Ele costumava se reunir aos seus correligionários para debater assuntos políticos em rodadas contínuas de poire. Por essa razão, a imprensa na época se referia ao grupo como a "Turma do Poire".
+lidas
1000 Stories, história e vinho se unem na Califórnia
Os mais caros e desejados vinhos do mundo!
Notas de Rebeldia: Um brinde ao sonho e à superação no mundo do vinho
Curso de vinhos para iniciantes, no RJ
Pós-Covid: conheça cinco formas para recuperar seu olfato e paladar enquanto se recupera