Aquecimento Global

Onda de calor na Europa vai antecipar a colheia de uvas na Espanha

Região do Rioja, na Espanha, deverá ter colheita de uvas brancas antecipadas após onda de calor atingir a Europa

Divulgação
Divulgação

por Redação

A recente onda de calor, que atingiu sobretudo o hemisfério Norte, tem antecipado a colheita em diversos países europeus. O clima quente e períodos de chuva tem causado dores de cabeça aos produtores de vinhos, ainda que as perspectivas é que a qualidade deverá ser alta.

No Rioja, na Espanha, o clima quente antecipou a colheita, com algumas variedades de brancas prontas para serem colhidas. Segundo o Consejo Regulador, órgão vitivinícola da região, as altas temperaturas aceleraram a maturação alcoólica na última semana, com algumas parcelas de Tempranillo e Garnacha já apresentando resultados de 14,7 e 14,2 em álcool potencial, o que torna a safra pronta para ser enviada paras vinícolas locais.

Contudo, os tintos ainda estão distantes do valor ideal, ainda que estejam também com maturação acelerada.

Já na França, em especial em Bordeaux, a colheita também poderá ser antecipada. Enquanto em Champagne as preocupações são relacionadas a notícia, que as infecções por botrítis em cachos de uva atingiram 5% em todo o mundo. A chamada podridão cinzenta poderá afetar em até 20% a produção do Chardonnay nas áreas ocidentais.

palavras chave

Notícias relacionadas