Alerta contra câncer

Parlamento europeu inicia votação sobre rótulo de vinho com aviso estilo dos maços de cigarro

Proposta foi enviada pela Comissão Especial para a Luta contra o Câncer, BECA na sigla em inglês

por André De Fraia

Parlamento europeu inicia votação sobre rótulo de vinho com aviso estilo dos maços de cigarro

Votação começa hoje e tem previsão para terminar amanhã, dia 16

Dias 15 e 16 de fevereiro de 2022 podem ser um marco para a vinicultura. Hoje, o Parlamento Europeu inicia a votação da proposta da BECA – a Comissão Especial para a Luta contra o Câncer – que propõe adicionar um alerta nos rótulos de vinho no estilo dos maços de cigarro.

» Guerra e possíveis sanções contra a Rússia preocupam produtores na Europa

O aviso seria obrigatório para todas as bebidas alcoólicas e está baseado em um estudo controverso que indicou que qualquer nível de álcool pode causar câncer. Conclusão rebatida por diversos cientistas que apontam que o consumo moderado pode levar a uma vida mais saudável, além de que a causa do câncer é multifatorial, excluindo que apenas a ingestão de álcool possa ser o responsável pela doença.

“Alguns aspectos deste relatório danificam de forma grave a imagem e prestígio do setor vitivinícola a nível nacional e europeu”, diz Frederico Falcão, Presidente da ViniPortugal. “A cultura do vinho faz parte dos nossos valores enquanto europeus, é uma bebida inserida na dieta mediterrânica e acreditamos que a aprovação deste Relatório, com a atual redação, irá danificar todo o trabalho que este setor tem feito ao longo dos últimos anos”, finaliza Falcão.

Produtores de vinho também estão indignados com a proposta. Vasco Croft, fundador da vinícola Aphros, diz que a discussão deste relatório “representa uma decadência e um recuo civilizacional, um verdadeiro atentado contra os valores fundamentais da cultura europeia que o Parlamento Europeu tem como missão defender e preservar”.

Além dos alertas nos rótulos, a sobretaxa de impostos e a proibição de publicidades para o setor também estão na mesa do Parlamento Europeu. A votação das emendas ao relatório será feita hoje, dia 15, e a decisão final será tomada amanhã dia 16.

» Receba as notícias da ADEGA diretamente no Telegram clicando aqui

palavras chave

Notícias relacionadas