Situação na Ucrânia

Como a guerra entre Rússia e Ucrânia pode influenciar o mercado de vinhos

Rússia é um dos grandes mercados consumidores da bebida e cresce mais de 13% ao ano

por André De Fraia

Como a guerra entre Rússica e Ucrânia pode afetar o mercado de vinho

Paraquedistas russos marcaram o início da invasão à Ucrânia

A guerra entre Rússia e Ucrânia começou.

» ADEGA degusta diversos vinhos em lata e traz aqui os melhores

Apesar das tentativas de diversos países em evitá-lo, o conflito parecia iminente, e o mercado mundial já reagia e se protegia para o que estava por vir. Com o vinho não foi diferente.

Além da situação de guerra que instabiliza a economia de uma maneira geral, há ainda as sanções econômicas à Rússia, impedindo que o país faça qualquer negociação com outros países que não apoiam a sua causa.

O mercado russo de vinhos é grande e cresce muito anos após ano. Segundo um relatório da Wine Intelligence de 2020, o consumo de vinho na Rússia cresceu a uma taxa de 13,2% ao ano desde 2015, o consumo per capita dobrou em cinco anos e o valor pago por garrafa aumentou em 20,9%.

O resultado foi um salto de 23 posições entre as nações que mais consomem vinho, saindo da 33ª posição para a décima.

Algumas regiões inclusive já são bastante dependentes do mercado russo. É o caso da DO Vinho Verde. Produtores da região relatam que a Rússia representa entre 25% e 30% das exportações de suas vinícolas.

O mesmo acontecendo com regiões da França, Itália, Espanha e Chile, países que junto com Portugal formam os cinco maiores exportadores de vinho para o país de Putin.

A preocupação dos produtores agora é que pedidos já feitos pelos comerciantes russos não possam ser entregues, ou se entregues, não consigam receber com a aplicação das sanções impostas a Moscou. A situação preocupa no momento de forte retomada do mercado de vinho após a pior fase da pandemia de Covid-19.

» Receba as notícias da ADEGA diretamente no Telegram clicando aqui

palavras chave

Notícias relacionadas