Revista ADEGA
Busca

Pizza e vinho

Pizzas de sobremesa, quais vinhos harmonizar?

ADEGA separou três sabores de pizzas doces com dicas de vinhos para acompanhar


Pizza doce também pode harmonizar com vinho
Pizza doce também pode harmonizar com vinho

Há quem diga que é “sacrilégio”, mas quase todas as pizzarias já se renderam às pizzas doces. Mas quais vinhos harmonizar com pizzas doces?

Confira abaixo três sabores clássicos e dicas de vinhos.

Brigadeiro

Um dos sabores prediletos, obviamente, é a de brigadeiro, nada mais do que chocolate derretido sobre a massa. Há quem sofistique, coloque chocolate meio amargo, trufado, belga, acompanhe com morangos, cerejas etc.

No fim, se quiser harmonizar, vá também para o lado das sobremesas, opte por um Porto Tawny, um Pedro Ximenez, um Banyuls.

Quinta das Tecedeiras Tawny Reserve Port

Quinta das Tecedeiras Tawny Reserve Port - AD 92 pontos - Quinta das Tecedeiras, Douro, Portugal

Um blend de Touriga Nacional, Tinta Roriz, Tinta Barroca, Touriga Franca, Moreto e Sousão, com estágio de 3 anos em barris de carvalho. Muito gostoso de beber e cheio de complexidade, é um Tawny que reflete a categoria com toda elegância.

Romeu e Julieta 

Uma combinação tipicamente brasileira, queijo com goiabada. Óbvio que viraria “recheio” de pizza.

Aqui o doce de goiaba faz o contraponto do salgado do queijo, mas não é exagerado, portanto, se quiser combinar algum vinho, melhor optar por brancos doces bem sutis, como alguns alemães, ou ainda espumantes de Moscato ou Demi-Sec. Os Moscato d’Asti também podem combinar. 

Acquesi Moscato d'Asti Spumante

Acquesi Moscato d'Asti Spumante - AD 90 pontos - Acquesi, Piemonte, Itália

Elaborado pelo método Asti a partir de Moscato Bianco é um espumante de refrescante acidez, textura cremosa e final cativante, com toques cítricos e salinos.

Banana

Outra preferência brasileira, a banana é uma fruta que “gostamos” de colocar em todos os tipos de prato, até na pizza. Nela, alguns colocam queijo, outros não. Há quem acrescente condimentos como canela. Há quem regue com mel.

Devido à textura da banana cozida, o melhor seria parear com um espumante Demi-Sec, mas um Late Harvest com boa acidez também não fará feio.

Luigi Bosca Granos Nobles Gewürztraminer 2021

Luigi Bosca Granos Nobles Gewürztraminer 2021 - AD 91 pontos - Luigi Bosca, Mendoza, Argentina

Este 100% Gewürztraminer conta com estágio em barricas de carvalho francês para surpreender em um perfil frutado, fluido e gostoso de beber, com excelente equilíbrio entre sua ótima acidez e sua delicada doçura.

Redação
Publicado em 20/07/2022, às 11h15 - Atualizado às 12h00


Mais Harmonizações