Segundo a procuradoria francesa, o esquema milionário movimentou cerca de € 4 milhões e a fraude pode ter chegado a vender mais de cinco milhões de garrafas de vinho
por Redação
Segundo a promotoria francesa, um esquema milionário fraudava vinhos de Bordeaux, vendendo na verdade vinhos espanhóis rotulados como se fossem da nobre região da França.
Cerca de cinco milhões de garrafas e mais de 4 milhões de Euros teriam sido movimentados entre os anos de 2013 e 2019. Cinco suspeitos foram presos e a pena pode ser de multas ou até sete anos de prisão.
O esquema comprava vinhos espanhóis e revendia como vinhos de Saint-Émilion, Pomerol, Saint-Julien e Margaux, regiões nobres de Bordeaux. Parte do vinho que não tinha a qualidade para passar como vinho dessas denominações era vendido como vinho de mesa francês.
Uma colheita ruim seria o que desencadeou a fraude, segundo a investigação, um produtor ao norte de Bordeaux conseguiu que um comerciante importasse vinhos baratos da Espanha, o motivo seria a preocupação com a impossibilidade de atender aos pedidos.