Revista ADEGA
Busca

28.Ago - Ciência

Preferência por um ou outro vinho pode revelar a personalidade do consumidor


O vinho que você prefere pode indicar sua personalidade
O gosto por Sauvignon Blanc e Chardonnay ou a preferência por Bordeaux ou Zinfandel podem representar mais que meramente a predileção por um ou outro vinho. Segundo uma pesquisa realizada por cientistas da Austrália e do Reino Unido, a escolha por um vinho doce ou seco pode indicar traços da personalidade.

O estudo indica que os apreciadores vinhos doce apresentam tendência a serem impulsivos, enquanto os que optam por vinhos secos são mais abertos. "Os participantes que preferem o doce tiveram escore de impulsividade significativamente maior que seus colegas que preferem vinhos secos", disseram no estudo os cientistas da Universidade Charles Sturt, na Austrália, e da Universidade de Sheffield, na Inglaterra. Além de impulsividade e abertura, nenhum outro traço de personalidade diferiu significativamente entre os dois grupos.

Eles testaram as preferências vinícolas de 45 pessoas de Sheffield e as dividiram em dois grupos, de acordo com sua preferência por vinhos doces ou secos. As pessoas foram submetidas, também, a testes de personalidade para detectar a presença de traços como: impulsividade, empatia, conscienciosidade, extroversão, abertura, amabilidade e neurose.

Embora científica, a pesquisa não apresenta resultados definitivos. Os pesquisadores pediram mais estudos para determinar se existe ou não uma relação de causa e efeito entre impulsividade e sabor doce.

Confira as últimas notícias sobre o mundo dos vinhos...

+ Colheita riojana será antecipada

+ "Conhecer consumidor" aumentou em 17% as vendas de vinícola californiana

+ Experimento tenta mapear genes que estacionam o crescimento de uvas

+ Vinho aragonês salta 12% no primeiro no primeiro quadrimestre

+ Vendas de vinho crescem na 10.9 % Suécia


Redação
Publicado em 28/08/2009, às 11h17 - Atualizado em 27/07/2013, às 13h46


Mais Notícias