Queda é diante do ano anterior; estimativa da safra varia de 6 a 7 milhões de garrafas
por Redação
A produção de vinho do Reino Unido deve apresentar uma redução significativa em 2024. A estimativa da WineGB é que a safra conjunta da Inglaterra e do País de Gales varie de 6 milhões a 7 milhões de garrafas – uma queda em torno de 70% em relação ao ano passado, quando foram produzidas pouco mais de 21 milhões.
No entanto, vale ressaltar que a safra de 2023 foi considerada de “alto rendimento”. Na comparação com a média dos últimos dez anos, a produção atual ainda apresentou queda, mas menos intensa: de 30% a 40%. Os números atuais também são os menores desde 2017. A razão? Condições climáticas adversas e pressão de pragas.
Clique aqui e assista aos vídeos da Revista ADEGA no YouTube
De acordo com levantamentos da entidade, os países sofreram com chuvas recorrentes e até geada no outono. Em uma pesquisa feita em novembro deste ano, 70% dos entrevistados disseram ter tido perdas por doenças como míldio e podridão cinzenta, e quase a metade deles (48%) tiveram danos por causa de pássaros no final da temporada.
“Em um ano difícil, os produtores demonstraram enorme resiliência e expertise na colheita de uma safra pequena, mas de alta qualidade. Embora os rendimentos gerais tenham caído este ano, os níveis de estoque estão altos e continua havendo consistência no fornecimento de vinho para venda”, afirmou Nicola Bates, CEO da WineGB.
LEIA TAMBÉM: Produção de vinho na Austrália cresce 8% em 2024
De acordo com o relatório publicado na quarta-feira (18.dez.2024), o sudeste do Reino Unido atingiu o maior rendimento médio da temporada, seguido pelas regiões do Tâmisa e de Chilterns. As quatro variedades mais plantadas – Chardonnay, Pinot Noir, Pinot Meunier e Bacchus – também tiveram “bons desempenhos” em 2024, segundo o documento.
+lidas
Vinho Verde: explore os sabores, história e paisagens encantadoras do Minho
Miolo lança carrinhos de espumantes para praia
Qual o significado do vinho na Bíblia?
Qual a relação entre o fundo da garrafa e a qualidade do vinho?
Vinícola russa mistura conceitos arquitetônicos para criar design singular