Mundo Vino

Proposta artística de Tomás Saraceno para Ornellaia tem rótulo que muda de cor

Artista argentino cria rótulo especial para o tradicional Ornellaia


 

Ornellaia safra 2017, Solare.

Desde a safra de 2006, o ícone Ornellaia escolhe um artista contemporâneo a cada ano para criar rótulos de edição limitada em uma série chamada de Vendemmia d'Artista. Para a safra de 2017, 111 garrafas de grande formato ostentam no rótulo traços do artista argentino Tomás Saraceno. Ele é conhecido por suas instalações de grande formato de bolhas, prismas e outras formas da natureza. 

O rótulo do artista, denominado “Solare”, é termocrômico e muda de cor com o calor da mão, convidando à reflexão sobre o impacto do ser humano no meio ambiente. A safra de 2017 foi marcada pelo calor extremo e uma das estações mais secas da Toscana. 

O artista Tomás Saraceno que assina o rótulo do Ornellaia é conhecido por utilizar formas da natureza na sua arte

“Esta vindima fez-nos refletir sobre as consequências das alterações climáticas, exortando-nos a nos tornarmos mais conscientes da sua existência na viticultura e a tomar medidas concretas contra este fenómeno que envolve toda a humanidade. Tomás Saraceno interpretou de forma notável esses pensamentos, olhando para a conexão entre o sol e a terra” afirmou Axel Heinz, diretor de Ornellaia. No ano passado, o artista iraniano Shirin Neshat criou o rótulo “La Tensione”. Para a safra 2014, o convidado foi o brasileiro Ernesto Neto. 

» Receba as notícias da ADEGA diretamente no Telegram clicando aqui 

Da redação

Publicado em 19 de Outubro de 2020 às 17:00


Notícias Ornellaia Solare Arte Tomás Saraceno

Artigo publicado nesta revista