DOC

Provence, um guia rápido sobre a região dos rosés

Conheça as castas, principais produtores e curiosidades sobre a região

por Redação

Vinhedos na região de Provence no sul da França

A denominação é conhecida pela produção dos seus mundialmente famosos vinhos rosés.

Localização 

No sudeste da França, ao redor do que os franceses chamam de Côte d’Azur, não muito distante do principal balneário do país, quase que de Montpellier até Nice, passando por cidades como Marselha, e praias como Saint-Tropez, fica essa região espetacular. 

Área 

Cerca de 43 mil hectares 
Mapa da região vinícola de Provence

Principais tipos de vinhos 

A Provence produz cerca de 150 milhões de garrafas de rosés por ano, 42% da produção nacional da Franca e 6% dos vinhos rosés do mundo. Cerca de 90% da produção local é de rosés. Seus rosados são feitos não por blend de vinhos tintos com brancos, mas por maceração, ou seja, o contato das cascas das uvas tintas com o mosto durante o processo de produção. 

Denominações mais famosas 

A Provence é dividida em três grandes denominações com sub-regiões: Côtes de Provence (que responde por mais de 70% do vinho local), Coteaux d’Aix em Provence (16%) e Coteaux Varois em Provence (10%). Dentro de Côtes de Provence, algumas das regiões mais famosas são: Sainte Victoire, Fréjus, La Londe e Pierrefeu. Há outras seis denominações: Les Baux-de-Provence, Pierrevert, Bandol, Cassis, Bellet and Palette.

Classificações 

Existe uma lista de propriedades “Cru Classés” de Provence de 1955, quando 23 produtores foram condecorados como sendo “Crus” entre os cerca de 300 que havia na região na época. No entanto, atualmente, cinco dessas propriedades já não produzem mais vinho, então sobraram apenas 18 da “classificação original”. Mais recentemente, alguns produtores criaram o “Club des Crus Classés de Côtes de Provence” com alguns dos membros “originais” e também outros. 

» Conheça as denominações francesas

Terroir 

Existem duas áreas principais. A oeste e norte, encontramos colinas e socalcos de calcário esculpidos pela erosão, em um ambiente de matagal (montanha de Sainte-Victoire, maciço Sainte-Beaume). A leste, de frente para o Mediterrâneo, os maciços cristalinos Maures e Tanneron têm um relevo mais suave com mais maquis. Os solos são geralmente pobres, bem drenados e rasos, sem excesso de umidade. Quanto ao clima, o vento Mistral traz um ar refrescante a uma das regiões mais quentes da França, com poucas chuvas, mas intensas. 

Principais variedades 

Mais de uma dúzia de variedades de uvas são utilizadas na fabricação de vinhos da Provence. Entre as brancas, encontramos: Rolle, Ugni Blanc, Clairette, Sémillon, Grenache Blanc, Bourboulenc etc. Entre as tintas: Grenache, Cinsault, Syrah, Mourvèdre, Tibouren, Carignan, Cabernet Sauvignon etc. 

Produtores consagrados 

Château d’Esclans, Domaine de la Croix, Château du Galoupet, Château Minuty, Château Roubine, Château Miraval, Château de Ste. Martin, Domaine du Tempier, Domaine Richeaume, Domaine Ott, Château de Vignelaure, Château Sainte Marguerite, entre outros. 

Confira os melhores vinhos de Provence já degustados pela ADEGA. 

» Receba as notícias da ADEGA diretamente no Telegram clicando aqui

palavras chave

Notícias relacionadas