Vinho - 05.Abr - Estudo

Quais componentes do vinho tinto ajudam na saúde do coração?


Um dos debates sobre os benefícios do consumo moderado e regular de vinho tinto é se os componentes benéficos estão no próprio vinho ou no álcool. Um estudo italiano mostra que o consumo moderado de álcool, independente de outros elementos como os polifenóis, pode prevenir ataques. Mas outra pesquisa, do Reino Unido, sugere que são estes polifenóis encontrados no vinho que ajudam os vasos sanguíneos a otimizar seu desempenho.

Pesquisas anteriores concluíram que o tinto é responsável por melhorar o fluxo sanguíneo e ainda ajuda a manter o coração e o corpo mais saudável. Mas é o álcool, o polifenól, ou os dois, que têm papel fundamental?

Um estudo realizado pela Universidade Católica de Campobasso, na Itália, acredita que é o álcool o gerador dos benefícios. Nele, 16.351 pessoas de oito países diferentes, que haviam sofrido ataques cardíacos ou outros problemas no coração tiveram seus hábitos de bebida comparados com a recorrência dos infartos, e a conclusão foi: bebedores moderados (uma ou duas doses de álcool por dia) têm 20% menos chance de sofrer ataques do que os que não bebem ou bebem muito.

"É necessário não apenas beber moderadamente como também regularmente", afirma a co-autora do estudo, Licia Iacoviello. "O consumo moderado durante a semana é positivo. Mas se a mesma quantidade de álcool for ingerida em poucos dias, será nocivo".

Já a pesquisa conduzida pela Universidade de Surrey, na Inglaterra, sugere que o álcool não é o fator preponderante. Um grupo de pessoas que bebeu uma espécie de vinho - álcool misturado com suco de uva - teve grandes melhoras no sistema cardiovascular. Os que beberam somente suco de uva mostraram resultados ligeiramente menores, enquanto os que ingeriram apenas álcool não mostraram reação semelhante.

Por conta disso, os cientistas deram crédito maior aos componentes do suco de uva. "A conclusão a que chegamos foi de que os componentes não alcoólicos presentes nas bebidas têm beneficio potencial nas funções vasculares e nos vasos sanguíneos".

Confira as últimas notícias do mundo dos vinhos...

+ O Melhor Vinho do Dia: À dedicação e o título de Andy Roddick!

+ Safra 2009 em Bordeaux é comparada a 2005

+ Produtores da "água da vida" celebram 700 anos

+ Ribeira del Duero inaugura centro de informações enoturísticas

+ Bolsa de vinhos altera classificação histórica dos Bordeaux


Da redação

Publicado em 5 de Abril de 2010 às 11:15


Notícias