Ao decantar o vinho exaltamos suas belezas, ou seja, seus aromas e sabores
por Redação
Muitos têm dúvidas sobre quais são os vinhos se deve (ou pode) decantar e uanto tempo leva a decantação.
Antes de mais nada, “Decantar” significa, basicamente, separar líquido de sólidos. E essa está entre as funções primordiais de um decanter: separar os sedimentos do vinho. Contudo, você já deve ter ouvido a palavra “decantar” no sentido de enaltecer: "a decantada beleza das praias brasileiras". Assim, o processo de decantação de um vinho também serve para aerá-lo e, com isso, exaltar suas belezas, ou seja, seus aromas e sabores.
Não há regras absolutas quando se trata de decantar um vinho com o intuito de enaltecer seus aromas ou suavizá-los. Mas há dicas que ajudam muito:
Vale a máxima dos velhos marujos: é remando que se aprende a remar
Para vinhos envelhecidos, decantar significa mesmo separar os sedimentos sólidos do líquido. E, muito importante!, eles devem ser apreciados quase que imediatamente após serem vertidos no decanter. Como já estão teoricamente em seu auge, não precisam ser aerados.
Mais do que isso, a grande presença de oxigênio do decanter pode fazer com que o vinho perca os aromas ricos e sutis que lhe restam.
Assim, uma enorme parte do charme de se guardar uma garrafa por um longo período se esvai em, literalmente, alguns minutos.
+lidas
Vinho que combina com Fondue de Carne
Qual a quantidade de açúcar correta para cada tipo de espumante?
Trump impõe tarifa de 20% sobre produtos europeus e abala mercado de vinho
Sour Grapes: história do falsificador famoso que foi parar no Netflix chega ao seu capítulo final
Como harmonizar vinhos com pizza?