Curso para jovens com síndrome de Down na Rota dos Vinhos de Jerez na Espanha mira o enoturismo inclusivo e a capacitação
por Sílvia Mascella
Entre os dias 22 e 26 de abril, na rota do vinho de Jerez na Andaluzia (Espanha) será realizado o curso “Enoturismo para todos”, que receberá jovens entre 18 e 35 anos com síndrome de Down e diminuição intelectual para vivências, passeios, aulas e degustações numa formação pioneira e inclusiva, para que os jovens possam encontrar oportunidades de trabalho no mundo do vinho e do Jerez.
Serão 25 horas de curso presencial e gratuito na sede da Rota do Vinho e Brandy do Marco de Jerez, na cidade de Jerez de la Frontera, sul da Espanha. Os alunos terão uma formação pioneira, desenhada para atender às suas habilidades e para conhecer o patrimônio vitivinícola de Jerez.
LEIA TAMBÉM: A história do fantasma que colhe uvas ao luar
História, cultura e evolução do enoturismo da região serão mescladas com o aprendizado sobre os processos de produção, visitas às vinícolas, aulas de degustação e de serviço de Jerez, além das possibilidades e realidade da indústria do enoturismo na região. Ao final do curso os participantes receberão certificado de participação e aqueles que desejarem fazer testes e tiverem bom aproveitamento nas provas receberão um certificado de aptidão.
O Jerez é um dos vinhos fortificados (generoso) mais importantes do mundo, com um processo de produção único, que só acontece na zona de Denominação de Origem, localizada no extremo sul da Espanha, na Andaluzia. As uvas Palomino Fino, Moscatel de Alejandria e Pedro Ximénez podem ser utilizadas em varietais ou em cortes e os estilos vão do mais seco, Manzanilla, até o doce Oloroso, em categorias muito particulares ao estilo. Veja abaixo os Jerez degustados por ADEGA e conheça mais sobre esse vinho tão distinto e especial.