Entre taças e telas

No clima do Oscar, dicas de filmes sobre vinhos

As grandes produções do cinema que exploraram a bebida como tema para suas tramas

por Redação

Embalados pela maior premiação do cinema, o Oscar, separamos uma seleção de filmes para estampar a harmoniosa relação entre a bebida e a sétima arte. Diversas histórias e estórias se criaram em torno de uma garrafa de vinho e suas tendências.

Julie & Julia 

Enófilos e apaixonados pela arte de harmonizar terão grande familiarização com Julie & Julia (EUA, 2009), direção de Nora Ephron. A película tem como data o ano de 1948, em que Julia Child (Meryl Streep), uma norte-americana que teve de mudar para Paris por conta do trabalho de seu marido Paul (Stanley Tucci). Para não cair no ócio, Julia procura algumas ocupações. Nessa procura, ela se interessa por culinária e logo começa a apresentar um programa de TV sobre o tema. Após 50 anos da estreia do programa, Julie Powell (Amy Adams), às vésperas de completar trinta anos de idade e decepcionada com a vida que está levando, surge na história. Na busca de um objetivo, começa a ler o livro escrito por Julia Child, "Mastering the Art of French Cooking"... Neste período, Julie escreve para um blog no qual relata suas experiências enólogas.

Trailer

Blood into Wine 

Vinho e Rock n' Roll. Blood into Wine (EUA,2010), direção de Ryan Page e Christopher Pomerenke, é conhecido como a versão "agitada" de Sideways (EUA, 2004). O documentário conta a história de Maynard James Keenan, vocalista da banda Tool, e Eric Glomski no caminho para a produção de vinhos no norte do Arizona, estado norte-americano conhecido por abrigar um grande deserto e clima seco. Neste cenário, o documentário traz a resposta para a pergunta, "vinho no arizona?". James Suckling, norte-americano, jornalista e critíco de vinhos que escreveu para a revista Wine Spectator por trinta anos, também está presente na obra. 

Trailer

A Walk in the Clouds 

Paul Sutton, um jovem soldado da Segunda Guerra Mundial interpretado por Keanu Reeves, retorna para casa depois da guerra, no meio do caminho vive um "romance" entre parreiras. Essa é a trama de A Walk in the Clouds (EUA, 1995), dirigido por Afonso Arau. Sucedendo-se na região vitivínicola da Califórnia, o filme retrata o histórico surgimento da localidade no mapa da industria do vinho. Por um ângulo diferente, a obra resalta a ligação que a bebida tem com a cultura, o amor e o significado da família. Victoria Aragón, (Aitana Sánchez - Gijón), filha de um vitinicultor, se apaixonou na universidade por um professor que a engravidou e que não possui planos de casamento com a mesma. Envergonhada, decide voltar para casa com planos de ajudar na vindimia, no caminho conhece Paul, que decide ajuda-lá forjando um casamento de um dia, aonde ele abandonária ela e a criança, carregando para sí a vergonha de Victoria. Convictos do plano, se mudam para o vinhedo Las Nubes, propiedade da família da moça.

Trailer



Judgment of Paris 

É uma história clássica. Judgment of Paris (EUA, 2008), direção de Randall Miller, exalta os primeiros momentos da vinificação na Califórnia. O filme retrata a história da competição internacional de melhor vinho do ano de 1976. Na disputa, os franceses perdem para os californianos na épica data de 24 de maio de 1975, dia que uma degustação às cegas entregou o grande prêmio às bebidas da Califórnia. 

Trailer

Outros títulos 

- Red Obsession (EUA, 2013). Direção: David Roach

- Cristina Barcelona (EUA, 2008). Direção: Woody Allen

- Entre Vinhos e Amores (EUA, 2007). Direção: Allison R. Hebble

- Sideways – Entre Umas e Outras (EUA, 2004) . Direção: Alexander Payne

- Um Bom Ano (EUA, 2006). Direção: Ridley Scott

- Horizonte Sem Limites (Higher Love) -EUA, 1998. Direção: John Huddles

palavras chave

Notícias relacionadas