O registro de indicação foi publicado na revista do Instituto Nacional de Propriedade Industrial (Inpi) e determinou a na modalidade Indicação de Procedência
por André De Fraia
O Vale do São Francisco é a nova Indicação Geográfica (IG) do Brasil para vinhos finos, nobres, espumantes naturais e moscatel espumante. A região recebeu o selo na modalidade Indicação de Procedência (IP) e o registro foi publicado na Revista da Propriedade Industrial do Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI).
Segundo a EMBRAPA (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária), essa é a primeira Indicação Geográfica do mundo do vinho em uma região tropical.
“Este é um momento histórico e muito esperado pelos vitivinicultores da região, em especial aqueles estabelecidos no Vale do Submédio São Francisco, nos municípios pernambucanos de Petrolina, Lagoa Grande e Santa Maria da Boa Vista, além de Casa Nova e Curaçá, na Bahia”, diz José Gualberto de Freitas Almeida, presidente do Vinhovasf e da Valexport (Associação dos produtores e exportadores de hortigranjeiros e derivados do Vale do São Francisco).
+lidas
Vinícola de Coppola define parceria com importadora inglesa
Sour Grapes: história do falsificador famoso que foi parar no Netflix chega ao seu capítulo final
Vinho do Porto: qual é a diferença entre Ruby e Tawny?
Vinho que combina com Fondue de Carne
Devo tomar água com ou sem gás com o vinho?