La Grande Dame Rosé 2012 é o vinho escolhido para comemorar os 250 anos da Veuve Clicquot
por André De Fraia
Uma das principais Maisons de Champagne comemora 250 anos de vida! A Veuve Clicquot, uma das mais tradicionais vinícolas da região francesa foi fundada em 1772 por Phillippe Clicquot, um comerciante têxtil de sucesso que procurava diversificar seus negócios vendendo os vinhos que já eram feitos em sua cidade natal de Reims, na França.
Seu filho, François Clicquot, logo assume o negócio com a ambição de transformar o Champagne, então um produto novo, em um vinho conhecido. Porém, François morre inesperadamente em 1805 e sua noiva, Barbe-Nicole, toma a decisão sem precedentes de continuar administrando o jovem negócio, tornando-se uma empresária durante uma época em que as mulheres não podiam sequer ter suas próprias contas bancárias.
“Veuve” é viúva em francês, por isso os então ainda novos vinhos Clicquot passaram a ser conhecidos como “Veuve Clicquot”, ou “Widow Clicquot”.
Madame Clicquot estimulou grandes inovações na indústria do vinho, incluindo a invenção do primeiro Champagne vintage – ou seja, feito com uvas de apenas uma safra – registrado e o primeiro Champagne rosé.
Para comemorar a data especial e a memória da histórica vinícola, Veuve Clicquot lança esse ano o La Grande Dame, um Champagne vintage, safra 2012, apenas o terceiro no estilo lançado na história da Maison.
La Grande Dame Rosé 2012 é feito a partir de um blend dos históricos vinhedos Grand Crus da casa, e é predominantemente Pinot Noir (90%).
Além de lançar La Grande Dame Rosé 2012, Veuve Clicquot está sediando vários eventos em comemoração aos 250 anos, incluindo uma exposição itinerante global chamada Solaire Culture, que mostrará a herança da marca e também destacará trabalhos originais de artistas mulheres.