Terceiro texto da série traz mais dicas de combinações com rótulos nacionais
por Redação
Se há um consumo mais frequente de brancos nos últimos anos e os vinhos brasileiros do tipo oferecem uma ampla gama de possibilidades, por que não ajudar os apreciadores da bebida a explorá-las? Pensando nisso, a Revista ADEGA produziu um conteúdo, harmonizando alguns pratos deliciosos com rótulos nacionais.
Para o site, o texto original deu lugar a uma série com três publicações: a primeira trouxe harmonizações com frango assado, moqueca e salada Caesar; e a segunda sugeriu combinações com risotos, pato no tucupi e atum. Agora, é a hora de aproveitar as últimas sugestões, com mais três iguarias da culinária. Apreciem!
Clique aqui e assista aos vídeos da Revista ADEGA no YouTube
Os frutos do mar, em particular as vieiras, oferecem uma ampla gama de sabores que podem ser acentuados e complementados por vinhos. Se apreciar a suculência crua e fresca das vieiras, preparadas em ceviche ou marinadas, um Riesling seco é uma escolha sublime. Este vinho, além do leve dulçor, possui uma acidez brilhante, que harmoniza perfeitamente com a textura delicada e os tons salinos das vieiras. Alternativamente, Sauvignon Blanc e Alvarinho são opções igualmente frescas, desde que não sejam excessivamente exuberantes e apresentem um perfil de fruta não muito madura. Para as vieiras grelhadas, a seleção de vinhos deve manter o frescor, mas agora com um toque mais robusto. Chenin Blanc, Viognier e até Chardonnay, especialmente se envelhecido em barril de carvalho, são excelentes escolhas. Esses vinhos de corpo médio oferecem notas cítricas sutis que não dominam o sabor delicado das vieiras, mas, ao contrário, realçam-no de maneira elegante.
O porco assado, com a combinação de sabores salgados, elementos doces ou picantes, requer um vinho que equilibre essas nuances e limpe o paladar com acidez. Duas opções destacam-se para essa harmonização. A primeira seria um Viognier, pela textura pronunciada, alta acidez e tons cítricos, uma escolha assertiva. A presença de fruta e notas de mel complementam os elementos doces do prato, proporcionando uma harmonização equilibrada. Além disso, a acidez do Viognier atua como um agente de limpeza, refrescando o paladar. Já um blend, como um composto por Chardonnay e Moscato Bianco, oferece um perfil diferente, mas igualmente atraente. A ótima acidez e as notas cítricas contribuem para equilibrar os sabores salgados da carne de porco e realçar as nuances do prato.
O frango ao curry, com sabores ricos e aromáticos, apresenta uma complexidade interessante. A combinação de calor, dulçor e toques salgados exige um vinho com acidez suficiente para cortar a riqueza do curry, um toque de dulçor para equilibrar o picante e corpo substancial para lidar com os sabores robustos do prato. Uma opção recomendada é o Gewürztraminer, uma variedade conhecida por se harmonizar bem com pratos de curry. Ele oferece corpo suficiente, acidez e intensidade aromática, que complementam e sustentam os sabores. Outra alternativa viável é um Chardonnay com pouca madeira. O corpo cheio é capaz de resistir aos sabores robustos do prato, enquanto a acidez presente corta a riqueza do curry, proporcionando uma harmonização equilibrada.
+lidas
O garagista de Bordeaux que se tornou um dos vinhos mais valiosos do mundo
1000 Stories, história e vinho se unem na Califórnia
A maior biblioteca de livros sobre vinho do mundo fica em São Paulo
É verdade que quanto mais baixa a acidez melhor o azeite?
OIV publica nova resolução com definição de "vinhas velhas"