Para comprar sem medo, o melhor vinho chileno VBPB (vinho bom e preço bom) com valores até 80 reais
por Sílvia Mascella
A Adega classifica com o selo de ‘Best Buy’ (melhor compra) quando um vinho tem a melhor relação entre preço, sabor, aromas e qualidade que você vai encontrar para um determinado estilo. Mas existem ‘best buys’ para muitas faixas de preços. É por isso que preparamos esta lista com nome de investimento (VBPB) com vinhos do país que mais vende no Brasil - o Chile - e com valores até 80 reais.
Brancos, tintos e rosés de produtores muito conhecidos e também de alguns que você precisa conhecer, com excelentes pontuações e muitas possibilidades de harmonização. Essa, aliás, é uma característica importante de um vinho de bom preço: harmonizar com variados estilos de pratos, ser aquele coringa para os aperitivos e as comidas do dia-a-dia, para levar na casa dos amigos e para beber descontraidamente.
LEIA TAMBÉM: Conheça como foi redescoberta a Carménère
O Chile é um dos países produtores mais importantes do mundo e trata o consumidor brasileiro com muito cuidado, pois nós somos tremendamente importantes para eles, seja pela proximidade geográfica que facilita as vendas, seja pelo nosso potencial de consumo e também pelo fato de que o Brasil aprendeu a apreciar os rótulos chilenos como quase nenhum outro país. Por isso as centenas de rótulos chilenos que estão à venda por aqui possuem faixas de preços para todos os momentos e tipos de consumidor.
A produção de vinhos no Chile está dividida entre três zonas bem distintas, a zona da costa (que fica próxima do oceano Pacífico e da cordilheira de montanhas costeira), a zona central (ou entre cordilheiras) e a zona próxima da Cordilheira dos Andes. São regiões bastante distintas por conta da quantidade de umidade, de frio e de calor que faz muita diferença para cada variedade de uva. Na lista abaixo, dos melhores vinhos degustados por ADEGA, estão garrafas produzidas em diferentes vales (como Colchagua, Casablanca e Maule, entre outros) e variadas uvas, desde a símbolo do Chile entre as tintas, a Carménère, até a branca mais cultivada, a Sauvignon Blanc. É para ter muitas opções e provar variados vinhos.