Revista ADEGA
Busca

Vinho - 06.Abr - Saúde

Vinho tinto pode controlar função erétil do homem


De acordo com um estudo realizado pela Faculdade de Medicina do Porto, cujos resultados foram publicados na revista científica Journal of Food Science, o consumo continuado de vinho tinto estabiliza os vasos sanguíneos do pênis, atuando contra a disfunção erétil. A investigação ainda revelou que o processo independe do álcool presente no tinto.

Os vasos do pênis são de pequeno calibre e, na presença da aterosclerose (formação de placas obstrutivas nas paredes dos vasos), apresentam comprometimento na hora da ereção. Segundo Delminda Neves, coordenadora da pesquisa, "a causa vasculogénica é a mais freqüente na incapacidade sexual".

Assim sendo, os polifenóis presentes no vinho atuam na estabilização dos vasos do tecido erétil do pênis, responsável pelo "aumento de tamanho" do órgão.

O estudo de Neves foi guiado durante seis meses a partir de dois grupos de ratos: um que ingeria exclusivamente vinho tinto e outro que só bebeu soluções de etanóis correspondentes às encontradas no tinto.

Os animais que foram tratados com vinho revelaram uma redução significativa do crescimento dos vasos, mas em compensação, tiveram um aumento de angiopoietinas (proteínas associadas à estabilização dos vasos sanguíneos).

A principal conclusão da pesquisa foi que a ingestão de bebidas alcoólicas previne o acúmulo de gordura nas paredes dos vasos sanguíneos, tendo desta maneira, papel protetor contra a aterosclerose, que, como já foi dito, compromete a função erétil do homem.

Apesar de os resultados não serem inteiramente extrapoláveis para o ser humano, Delminda Neves considera este "um modelo válido na avaliação dos efeitos dos polifenóis presentes no vinho tinto, na expressão dos fatores de crescimento e manutenção vascular".

Confira as últimas notícias do mundo dos vinhos...

+ Dubai volta a servir "Coq au vin"
+ Champagne "comunista" resiste à crise e cresce
+ Quais componentes do vinho tinto ajudam na saúde do coração?
+ O Melhor Vinho do Dia: À dedicação e o título de Andy Roddick!

+ Safra 2009 em Bordeaux é comparada a 2005

Redação
Publicado em 06/04/2010, às 11h03 - Atualizado em 27/07/2013, às 13h46


Mais Notícias