Concreto e tijolos

Vinícola Galić une história monástica e arquitetura moderna na Croácia

Do Século XIII à Modernidade: A arquitetura da Vinícola Galić une o contemporâneo a herança dos monges na Eslavônia

Projeto combina elegância, autenticidade e tradição
Projeto combina elegância, autenticidade e tradição

por Arnaldo Grizzo

Descubra a vinícola Galić em Kutjevo, na Croácia, onde a tradição vinícola croata encontra a arquitetura moderna. Fundada pela família Galić e construída em 2018 com a ajuda do estúdio DVA Arhitekta, esta vinícola combina elegância e autenticidade, destacando a herança e o potencial da região considerado o berço da vinificação do país, onde os monges ainda no século XIII começaram a produzir vinhos.

A família Galić cultiva vinhas e produz vinhos há gerações na Croácia. “Ao longo dos anos, demonstrámos que a Eslavônia tem um grande potencial para a produção de vinhos de elevada qualidade, reconhecidos internacionalmente, que transmitem elegância e requinte, mantendo ao mesmo tempo o seu carácter original.

LEIA TAMBÉM: Projeto de ampliação da Casa da Torre transformou a vinícola como um todo

vinícola Galić
A base de concreto também abriga instalações para degustação de vinhos

"Apesar de termos um extenso arquivo vínico, ainda temos um longo caminho a percorrer, pois temos uma missão que ainda não foi totalmente cumprida. Isto inspira-nos a demonstrar o enorme potencial das nossas vinhas e a combinar tudo o que precisamos para fazer novas descobertas com a herança dos sabores da Eslavônia, que inclui a sua tradição, cultura, agricultura e identidade artística e literária”, diz Josip Galić, o proprietário. 

Josip Galić decidiu investir no Vallis Aurea (vale dourado) e construiu uma vinícola em 2018, com ajuda do estúdio de arquitetura DVA Arhitekta. O prédio fica em Kutjevo, no meio da região da Eslavônia, na Croácia continental, no Vallis Aurea, o berço da vinificação do país, onde os monges cistercienses no início do século XIII fundaram a primeira abadia junto com uma vinícola e começaram a produzir vinho.

LEIA TAMBÉM: Projeto arquitetônico celebra a tradição e a inovação na vinicultura nos Açores

A vinícola está situada no centro da cidade de Kutjevo, na rua principal perto do castelo (abadia original), no local onde funcionava uma antiga escola. Embora esteja centro de cidade, as casas são muito modestas e “é por isso que queríamos que a adega fosse vivida principalmente como uma casa de cidade”, diz o arquiteto Tomislav Ćurković, sócio de Zoran Zidarić na DVA Arhiteka. Só ao entrar o visitante descobre que se trata também de uma unidade de produção. 

Ou seja, a intenção é de que a casa se integre à estrutura da cidade e ainda assim permaneça contemporânea. A inspiração inicial vem das tradicionais caves e casas de campo. Os edifícios da região costumam ter bases de concreto inacabadas e paredes de tijolos que ganham pátina e robustez com o tempo. A vinícola então está dividida em duas partes. O volume base é em abóbadas de concreto que abrem e escondem o espaço das barricas de envelhecimento.

LEIA TAMBÉM: Descubra a história da lendária videira Versoaln

“As abóbadas de concreto não refinado e não tratado, com todas as imperfeições habituais dos desenhos de cofragem, foram deixadas expostas às vistas, e precisamente este segmento do desenho da fachada revelou-se a melhor escolha em termos de combinação de dois materiais básicos, o concreto e a fachada mais escura, com tijolos com ripas de cimento. Qualquer outra solução, numa base de concreto mais escura, superfícies lisas ou similares, mataria a sinceridade da imperfeição de uma construção maravilhosamente robusta, que não perderá a sua impressão e impacto ao longo dos anos”, diz Ćurković. 

Ao contrário do esquema habitual de uma vinícola onde as barricas ficam abaixo do solo numa cave, aqui as barricas são colocadas na janela da rua, para criar contato com a rua e convidar os transeuntes. A base de concreto também abriga instalações para degustação de vinhos. A parte superior da adega, revestida em tijolo, alberga a produção e o armazenamento, que se comunicam com a cidade através da rua de trás e do pátio.

Veja abaixo a galeria com imagens da vinícola Galić

vinícola Galić
A inspiração inicial veio das tradicionais caves e casas de campo e aliou elementos contemporâneos
vinícola Galić
O volume base é em abóbadas de concreto que abrem e escondem o espaço das barricas de envelhecimento
vinícola Galić
Só ao entrar no prédio o visitante descobre que se trata também de uma unidade de produção
vinícola Galić
A inspiração veio dos edifícios da região que costumam ter bases de concreto inacabadas e paredes de tijolos que ganham pátina e robustez com o tempo

palavras chave

Notícias relacionadas