Dicas especiais para harmonizar e comprar os vinhos para o Natal
por Silvia Mascella Rosa
As celebrações de final de ano estão começando, quer seja entre os amigos, família e até na empresa. Para quem está acostumado a comprar vinhos, essa época é deliciosa, mas para aqueles que não têm esse hábito, pode ser um tempo de muitas dúvidas.
É por isso que preparamos este mini-guia, para lhe auxiliar com as compras e com as combinações básicas de vinhos e alimentos, já desejando excelentes brindes nestas festas!
para aquela mesa cheia de pequenas delícias (azeitonas temperadas, mini-espetinhos caprese, bruschettas, batatas rústicas, frutas secas, etc) você pode apostar num vinho branco fresco e com bons aromas, como um Sauvignon Blanc chileno ou um rosé bem frutado, como alguns brasileiros ou portugueses. Tenha mais garrafas, pois é por onde as pessoas vão começar e vão chegar com sede. Estilo: Brancos e Rosés.
LEIA TAMBÉM: Dicas para harmonizar com vinhos rosés
É importante lembrar as diferenças de textura, aroma e quantidade de gordura e sal dos diferentes queijos. Isso afeta a harmonização com os vinhos. Uma boa sugestão é um Chardonnay do Novo Mundo, e dá pra repetir os rosés que são combinação ótima com os embutidos. Estilo: Brancos e Rosés.
Para as massas, pense no molho e no recheio. Acredite: Chardonnay vai bem com os queijos e, portanto, vai bem com as massas com queijo e até com molho vermelho simples. Mas se o molho for mais encorpado e a massa for recheada, opte por um Merlot , um Barbera italiano ou um vinho de corte que não seja excessivamente amadeirado. Não esqueça de deixar um pouco na geladeira para refrescar (isso mesmo, os tintos). Estilo: Brancos e Tintos
LEIA TAMBÉM: Harmonizando vinhos e peixes
Carnes de aves assadas ou carne de porco casam muito bem com vinhos brancos bem frescos, como o Vinho Verde Português, um espanhol da uva Viura. Agora de você não dispensa os tintos, encontre um Pinot Noir da Austrália ou Nova Zelândia, que vão fazer bonito. Para as carnes vermelhas, pense na quantidade de gordura e nos molhos. Com mais gordura, os taninos precisam ser mais fortes (Tannat do Uruguai, por exemplo) e com menos gordura e molhos mais complexos, opte pelos Syrah da França, do Brasil e também do Chile. Estilo: Brancos e Tintos
+lidas
1000 Stories, história e vinho se unem na Califórnia
Vinho do Porto: qual é a diferença entre Ruby e Tawny?
Pós-Covid: conheça cinco formas para recuperar seu olfato e paladar enquanto se recupera
Os mais caros e desejados vinhos do mundo!
Saiba o porquê comprador de vinho nunca pode ser enganado