A Áustria tem muitos encantos, da música de Mozart às montanhas dos Alpes e tem também o melhor vinho
por Sílvia Mascella
Um país que tem nada menos do que 8 fronteiras internacionais, que já fez parte de um dos maiores impérios do mundo (austro-húngaro), que é o local de nascimento de um dos grandes gênios da música, Wolfgang Amadeus Mozart e que está na mesma latitude da Borgonha. É a Áustria, o meio do caminho entre a Europa de lá (oriental) e a Europa de cá (ocidental).
O país tem quase 45 mil hectares de vinhedos plantados, a maior parte deles localizados na região que faz divisa com a Hungria, Burgerland, e que é uma zona de cultivo de uvas tintas (mais da metade dos vinhedos).
LEIA TAMBÉM: Grüner Veltliner, uma uva tipicamente austríaca
As outras regiões tendem a ter mais uvas brancas do que tintas, pois há partes muito ensolaradas e com pouca chuva, e locais de muita sanidade nos vinhedos por causa dos ventos frios que vem do norte do continente. São quatro as principais regiões: Niederösterreich, Burgeland, Steiermark e Viena.
Os vinhedos da grande Viena são de extrema importância econômica e cultural para a capital do país. Lá as uvas brancas dominam a paisagem com as principais variedades da Áustria (Riesling, Grüner Veltliner, Weissburgunder (uma variação da Pinot Blanc) e Morillon (ou Chardonnay).
LEIA TAMBÉM: Região austríaca de Wagran passa a ser uma denominação de origem
As uvas tintas mais cultivadas no país são a Blauburgunder (Pinot Noir), Blaufränkish, Zweigelt e Cabernet Sauvignon. A região de Carnuntum é uma onde predominam as uvas tintas e tem uma longa história pois o cultivo da videira por lá foi inciado pelos romanos. E se você for viajar para a Áustria, vale saber que os bares de vinho lá são chamados de Heurigen e são frequentados por turistas e pela população em geral. No último trimestre do ano eles servem o ‘vinho novo’, um vinho branco recém-fermentado, fresco e leve, muitas vezes nem engarrafado ainda. Acompanhado da deliciosa gastronomia local, é uma experiência inesquecível.
Ah! E mais um fato divertido e aleatório sobre a Áustria: a máquina de costura foi inventada lá. Isso é só pra ajudar a contar histórias na hora de abrir a garrafa de vinho. Veja os melhores exemplares austríacos degustados por ADEGA: